Get Adobe Flash player

O corpo humano é constituído maioritariamente por água, aproximadamente 70% do peso corporal, motivo pela qual conseguimos sobreviver durante várias semanas sem alimento, mas apenas cinco dias (as crianças) e dez dias (os adultos) na ausência de ingestão de água.

Considerada indispensável à vida a água foi incluída no centro da roda dos alimentos Portuguesa, em 2004, aquando reformulada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Devido à importância deste grupo da roda dos alimentos, o clube RBES (Rede de Bufetes Escolares Saudáveis) da escola EB23 Estreito de Câmara de Lobos dinamizou a Semana promocional da Hidratação no bar dos alunos e dos professores de 19 a 23 de março.

Ao longo desta semana procurou-se sensibilizar os alunos, para a importância e os benefícios do consumo de água, colocando informação no Placard do Bar de Alunos com o material fornecido pela equipa de coordenação. A comunidade educativa teve acesso a um leque mais abrangente de infusões, tais como: infusão de funcho, hortelã e caninha, através da promoção de uma infusão com duas bolachas de aveia (na compra de duas bolachas de aveia oferta de uma infusão). Esta atividade teve como principal objetivo sensibilizar os alunos e despertá-los para a importância do consumo diário de água e do papel que esta tem no organismo humano e na manutenção da saúde.

A monitora do projeto RBES:

Elsa Luís