Get Adobe Flash player

PortoSeguro 5Ano No âmbito do projeto 5º ano num Porto Seguro recebemos os alunos dos 4º anos de várias escolas do concelho, nomeadamente a escola do Jardim da Serra, a escola do Covão, a escola da Marinheira, a escola do Estreito e a escola da Vargem. Este projeto foi desenvolvido pelo Serviço de Psicologia, pela Coordenadora do 3º Ciclo e pela Orientadora do Programa GPS com o apoio do Conselho Executivo.

Os alunos foram recebidos na sala de sessões pelos elementos acima referidos e pela vice -presidente Prof.ª Cristina Freitas, em representação do Conselho Executivo, com um breve discurso de boas vindas.

De seguida deu-se a conhecer a escola através da apresentação de um PowerPoint aos alunos, que será para muitos a sua próxima escola, estando contemplado: o enquadramento das disciplinas que os alunos têm versus as disciplinas que irão ter; os aspetos que normalmente preocupam os alunos quando se deparam com uma nova escola e os aspetos positivos de estar numa nova escola. Posteriormente passou-se à apresentação da estrutura da escola: a entrada e saída dos alunos, os vários serviços disponíveis aos mesmos (cantina, bar, biblioteca, serviços administrativos, papelaria, SPO), os pavilhões onde terão aulas e espaços exteriores.

O projeto teve a colaboração dos Lobos Voluntários, designados de padrinhos, alunos do 8º ano e que no próximo ano letivo estarão no 9º ano que os ajudarão na adaptação à nova escola.

Após a apresentação realizou-se um peddy-paper entre os padrinhos e os novos alunos, no qual os alunos teriam de preencher um horário escolar, correspondente ao 5º ano, através de pistas afixadas pelos pavilhões, ficando, desta forma, a conhecerem um pouco da escola, serviços e as novas disciplinas.

A atividade culminou com um lanche no bar dos alunos e posteriormente foi entregue uma medalha de recordação a cada aluno, pelos padrinhos Lobos Voluntários.

Agradecemos a participação das escolas do 1º Ciclo, bem como, os docentes e responsáveis que os acompanharam e aos padrinhos Lobos Voluntários pela sua dedicação, disponibilidade e empenho nesta atividade. Agradecemos também, a colaboração da docente especializada Cristina Vares pelo seu contributo na criação das medalhas e apoio na atividade, à escola através das assistentes operacionais na execução das medalhas e na confeção e organização dos lanches oferecidos aos participantes.

É muito gratificante ver os sorrisos que ficam após esta atividade!!!

A Coordenadora do 3º Ciclo/ Serviço de Psicologia e Orientação