Get Adobe Flash player

selos

É com enorme prazer que partilho com toda a Comunidade Escolar alguns trabalhos desenvolvidos nas aulas de Projetação Gráfica. Estes trabalhos foram feitos pelos alunos das Turmas A e B do 8º ano.

O primeiro desafio, e tendo em conta a área da Comunicação Visual e o Design Gráfico; e como referi atrás, o primeiro desafio era o de conceber um Selo Postal. O Selo Postal de entre os diversos suportes de divulgação, é o mais pequeno, e hoje muitas vezes ignorado, pois agora pouco usado devido às alternativas de correspondência, via Internet. No entanto, o Selo, é uma pequena imagem sempre a viajar pelo mundo, possui um poder comunicacional considerável e um grande valor patrimonial, pois dá testemunho vivo da sua época e do seu país. Por vezes, existe em número reduzido de exemplares.

Os selos são editados pelas instituições que prestam serviços de correio, outrora marcas que provavam a origem do correio (remetente). Neste caso, os selos designavam-se por sinetes na posse exclusiva de reis e só posteriormente dos nobres. O selo como o conhecemos hoje surgiu a partir da Revolução Industrial, com a necessidade emergente de a mensagem ser paga pelo remetente e não pelo destinatário. Desde que existe o selo, foi-se desenvolvendo o colecionismo (filatelia), reunindo e catalogando os exemplares.

O Selo, é de dimensões reduzidas, contém uma imagem que ocupa a maior parte do seu espaço. Esta imagem pode apresentar uma grande diversidade de temas relacionados com o país onde o selo foi realizado.

As imagens dos selos revelam o que de melhor existe, em termos nacionais, na cultura (trajes típicos, produtos de artesanato, obras de arte, música, dança, literatura…), no desporto (atletas populares, atividades nacionais, …), na Natureza (espécies animais e vegetais únicas), etc. è frequente artistas plásticos serem convidados a realizar estas imagens criando pequenas obras artísticas.

Eu convido-os a espreitarem os SELOS concebidos pelos nossos “ARTISTAS”.

Clique aqui para aceder aos selos.

O Professor da Disciplina de Projetação Gráfica:

Luís Alberto de Abreu Pereira