Get Adobe Flash player

O Dia do Pi é comemorado a 14 de março… porque 3,14 é a aproximação mais conhecida do número Pi. A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium.

Para relembrar a importância deste número famoso, os professores de matemática das turmas X e Y do 7º ano desafiaram os seus alunos a tornarem este dia especialmente matemático.

 Com o intuito de despertar a criatividade dos alunos, estes foram desafiados a construírem um Pi com materiais reciclados ou não, os quais se encontram em exposição nas salas de aula das referidas turmas. Salienta-se que em cada uma das turmas foi eleito o Pi mais criativo e original e os alunos autores dos mesmos (Afonso Freitas da turma X e Sónia Gonçalves da turma Y) foram contemplados com um prémio simbólico.

 

Os alunos foram ainda desafiados a memorizar o maior número de casas decimais do número Pi. Assim, na turma X a aluna Leonor Barros conseguiu memorizar 54 casas decimais e na turma Y a aluna Carina Barros memorizou 12 casas decimais. Às duas alunas mencionadas foi também atribuído um prémio simbólico.

Para finalizar as comemorações deste aniversário tão especial, os alunos cantaram os parabéns ao número Pi e apagaram as velas do seu bolo especial!!

 Alguns dos trabalhos realizados pelos alunos:

 A Professora de Matemática das turmas X e Y do 7º ano

Sandra Oliveira