Get Adobe Flash player

Dia Do Pi

No dia 14 de março, e no âmbito das comemorações do dia internacional do pi e do aniversário de Albert Einstein, os alunos realizaram diversas atividades. Inicialmente, foi dada a conhecer a existência desse número tão famoso, representado pela letra grega pi (π), como traduzindo a razão entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro.

Assim sendo, neste dia, os alunos trouxeram vestida uma camisola branca com o símbolo (π) nas costas e na frente constou um algarismo correspondente às suas casas decimais. Tanto o símbolo como o algarismo eram de cor verde, no sentido em que a cor verde está associada aos movimentos ecológicos, à preservação do meio ambiente e à natureza. Foram tiradas algumas fotografias com os alunos, das turmas participantes, posicionados de forma a que cada aluno correspondesse a uma casa decimal do pi.

Nas aulas de Matemática, os alunos coloriram dois puzzles onde constavam as operações matemáticas da multiplicação, da adição e da subtração. Como o auge das comemorações acontece à 1h59m26s da tarde (porque 3,1415926 = π, arredondado até a 7.ª casa decimal), sendo assim designada a “Hora do Pi”, os alunos, no horário do apoio de matemática, soltaram um grito: “Happy Pi Day!”. Para finalizar as comemorações, as docentes distribuíram bolachas, de forma circular, com o símbolo do pi, para que pudessem degustar.

Na semana antecedente, na aula de apoio ao estudo, os alunos pesquisaram algumas palavras com a sílaba “pi”. Cada aluno da turma ficou responsável pela decoração de uma dessas palavras que, posteriormente, foi afixada num placard no pavilhão zero da escola. Com algumas dessas palavras foi criado um pequeno texto, de modo a que cada um potenciasse a sua criatividade.

Os professores de Matemática do 2.ºCiclo