Get Adobe Flash player

 

No passado dia seis de junho, os alunos do 7º D e 8º C, tiveram oportunidade de participar na atividade “Vaivém Oceanário” em Câmara de Lobos, inserido no Programa de Educação do Oceanário de Lisboa. O objetivo deste Programa de Educação é promover o Conhecimento do Oceano, sensibilizando para o papel que cada um de nós têm no futuro do Planeta, contribuindo para a conservação da natureza. Assim, os alunos experienciaram diversas atividades relacionadas com a biodiversidade e a poluição terrestre e marinha, com vista à necessidade de difundir boas práticas, e alterar comportamentos, para uma exploração verdadeiramente sustentável do oceano.    

Os alunos no geral, responderam adequadamente a questões propostas, souberam identificar alguns animais marinhos, ficaram sensibilizados sobre a captura ilegal dos cavalinhos marinhos, que tanto prejudica os ecossistemas marinhos, podendo levar à sua extinção.

Foram alertados ainda para os malefícios dos microplásticos. Reciclar, reutilizar sacos de plástico, evitar o uso de palhinhas, não lançar balões, são alguns comportamentos que, diariamente, podem fazer a diferença. Os alunos tiveram particular interesse em conhecer umas sapatilhas desportivas, feitas à base de plástico encontrado no mar.

Os alunos ficaram sensibilizados para estas problemáticas ambientais. Divertiram-se e aprenderam ao mesmo tempo, com esta gratificante experiência vivenciada.

As professoras acompanhantes da visita de estudo, de Ciências Naturais (3º ciclo):

Elsa Secretário (7ºD) e   Maria Gouveia (8ºC)