Get Adobe Flash player

MuseuHistNatNo dia 6 de junho de 2018, entre as 13:30 e as 18:00, os alunos da turma A do 5.º ano do “Projeto Estreito +” da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, visitaram o Museu de História Natural do Funchal.

Numa primeira fase, nas salas de exposição permanente do Museu, os alunos tiveram oportunidade de conhecer aspetos relacionados com a História Natural do Arquipélago Madeirense: observaram várias espécies de peixes, aves, mamíferos terrestres e marinhos, répteis marinhos, insetos e outros invertebrados, plantas e uma representativa coleção de rochas e minerais do arquipélago, assim como fósseis marinhos do Porto Santo.

Seguiu-se uma fantástica viagem pelo Aquário Municipal (no mesmo edifício) que apresenta 15 tanques de exposição, nos quais se encontram representados os mais importantes elementos da fauna marinha costeira da Madeira. Entre essas espécies, foi possível admirar animais como o polvo, o mero, o peixe-porco, a estrela-do-mar, as moreias, a solha e outros.

Posteriormente, os alunos visitaram o Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais onde observaram algumas dezenas de plantas deste género, assim como plantas indígenas e endémicas do arquipélago. Ali, tiveram oportunidade de participar num jogo de “espionagem”, cujo objetivo era o de descobrir plantas a partir de pistas fornecidas e numa atividade didática que explorou o ciclo da vida da borboleta Monarca (Danaus plexippus). Num ambiente de animação e entusiasmo, destacou-se a participação e o interesse de todos os alunos nas atividades didáticas propostas.