No passado dia 7 de março de 2024, as turmas D e E, do sexto ano, acompanhadas pelas professoras Catarina Faria, Fátima de Barros e Marina Marques e pelo professor João Correia, no âmbito dos seus projetos interdisciplinares, realizaram uma visita de estudo ao Museu Etnográfico da Madeira e à Igreja Matriz da Ribeira Brava, localizados na pitoresca Ribeira Brava.

No Museu Etnográfico da Madeira, que outrora foi um engenho de cana-de-açúcar e hoje abriga uma vasta coleção que retrata as tradições e o modo de vida dos habitantes da ilha, os alunos, em pequenos grupos, foram convidados a partir numa aventura etnográfica proposta no jogo lúdico-pedagógico “O Sardas descobre o Museu”. O Sardas, um ratinho residente, acompanhou-os numa viagem de perguntas e respostas sobre os artefactos e tradições madeirenses, tornando a aprendizagem lúdica e divertida.

Os alunos ficaram deslumbrados com as exposições que incluíam desde instrumentos agrícolas até trajes típicos, proporcionando uma compreensão mais profunda das raízes, costumes e tradições locais.

A visita continuou na Igreja Matriz da Ribeira Brava, um dos mais importantes conjuntos patrimoniais da região, com origem numa pequena capela do século XV e notável influência flamenga.

Um dos grupos contou com a visita guiada pelo Senhor Padre José Bernardino Abreu da Trindade que, de uma forma muita sábia e simpática, apresentou o acervo da sua igreja, destacando-se os seguintes: a coleção de peças em prata dos séculos XVI e XVII; a imagem monumental de Nossa Senhora do Rosário, produzida na Flandres por volta de 1520; os painéis flamengos atribuídos ao pintor Francisco Henriques, representando Nossa Senhora, São Bento e São Bernardo; a capela-mor com retábulo de talha dourada e policromada dos finais do século XVII e os elementos manuelinos como capitéis, púlpito e pia batismal, oferecida por D. Manuel I.

Os alunos admiraram a beleza da arte sacra e a arquitetura imponente da igreja, enriquecendo o seu conhecimento sobre o património religioso e histórico da Madeira.

No final, através de uma pequena ficha-guião, os alunos desenharam uma representação artística da fachada da igreja, destacando os seus elementos mais marcantes como o portal, os vitrais e alguns detalhes decorativos.

Esta visita de estudo permitiu aos alunos não só conhecerem, de forma participativa o património etnográfico, cultural e patrimonial regional, mas também ficarem sensibilizados para a importância do conhecimento e preservação do património cultural, estimulados para o sentido crítico e a sensibilidade estética e incentivados para o gosto pela descoberta.

Veja alguns registos da visita:

Um agradecimento especial a todos os que contribuíram para o sucesso desta atividade.

A professora,

Marina Isabel Pais Martinho Marques

 

Comemoração do Dia Internacional da Terra, na EBECL: AQUI

Docente responsável: Lina Melo

 O Conselho Executivo

 

 

 

Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2023, foi organizando um evento intitulado “Christmas Market” (Mercadinho de Natal), aberto à comunidade educativa, o qual envolveu várias disciplinas. O mesmo teve como objetivo a angariação de fundos para proporcionar atividades aos alunos do 2.º ciclo.  A proposta foi apresentada pelo conselho da disciplina de inglês do 2.º ciclo, a todas as equipas pedagógicas de quinto e sexto anos, as quais se mostraram muito recetivas em colaborar e articular, sendo que a atividade foi abraçada e passou a ser parte integrante de projetos interdisciplinares

 A delegada do conselho de disciplina de Inglês endereçou um especial agradecimento aos docentes, cujas disciplinas articularam, em prol da concretização deste evento, bem como aos que não estando diretamente envolvidos, se disponibilizaram a fazer parte da escala realizada, inerente ao funcionamento do mesmo. De referir que todos os alunos do segundo ciclo colaboraram nas vendas, demonstrando bastante empenho e responsabilidade.

Parabéns a todos os que contribuíram para este evento maravilhoso!

 O Conselho Executivo

 

 

A exposição de Halloween compreendeu o período de vinte e sete de outubro a sete de novembro de dois mil e vinte e três e culminou com a organização de um desfile e eleição dos três disfarces mais originais do segundo ciclo, tendo a entrega de prémios ocorrido na biblioteca da escola no dia três de novembro de dois mil e vinte três. O primeiro lugar foi arrecadado pela aluna Ana Rafaela Póvoa, número 3, do sexto C; em segundo lugar, foi eleito o disfarce do aluno José Diogo Abreu, número 11, do quinto B, e, em terceiro lugar, ganhou o disfarce do aluno Bernardo Ornelas, número 5, do sexto B.

Na biblioteca, teve lugar a hora do conto “Storytelling”, em inglês. As short stories apresentadas intitularam-se “Meg and Mog” e “Winnie, the witch” e destinaram-se a todas as turmas do segundo ciclo.

Na generalidade, foram notórios a criatividade e empenho dos alunos, bem como o entusiasmo evidenciado por todas as atividades realizadas, no âmbito na comemoração da festividade.

O conselho da disciplina de Inglês do 2.º ciclo

Caros colegas,

Estamos a chegar ao fim de mais um ano repleto de desafios e conquistas. Queremos convidar-vos para participarem de forma unida no dia 15 de dezembro, uma data especial para celebrarmos juntos o nosso trabalho.

Vamos ter muitas surpresas no espetáculo que começa às 10h e acaba às 12h, com apresentações dos nossos alunos e professores.

Este é um momento para criar laços entre docentes e alunos, para partilhar experiências e aprendizagens, para reconhecer o valor de cada um e para agradecer pelo apoio mútuo.

Não percam esta oportunidade de se divertirem e se emocionarem com a nossa família EBECL.

Para mais informações clique nos respetivos anexos:

 Contamos com a vossa presença!

O Conselho Executivo

As equipas pedagógicas do 2.º ciclo e os seus alunos vêm, por este meio, informar que nos dias 13 (quarta-feira) e 14 (quinta-feira) de dezembro decorrerá o "Christmas market" (Mercadinho de Natal), na sala 4 do pavilhão um, para angariação de fundos que visam proporcionar atividades aos nossos alunos e permitir que todos sejam incluídos, sobretudo os mais carenciados.

Convidamos todos os professores a visitarem-nos com os seus alunos, pois estaremos abertos, não só nos intervalos, como também nos tempos em que decorrem as aulas. Contamos com todos vocês! Muito obrigada, desde já, por abraçarem esta causa. Deixamos o cartaz para que todos o possam consultar. O horário e as respetivas turmas/professores escalonados estará afixado na porta da sala 4P1.

A Delegada responsável

Florbela da Silva Moura

No dia 31 de outubro assinalou-se na nossa escola a tradição do Magusto onde distribuímos castanhas assadas por todos os nossos alunos, como símbolo de fraternidade e partilha.
Agradecemos à Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos por nos apoiar nesta atividade com o fornecimento das castanhas.
Agradecemos também o apoio incansável do pessoal não docente na concretização desta atividade.
O Conselho Executivo

Entre os dias 13 e 16 de dezembro esteve patente na galeria do pavilhão zero a atividade “Natal Digital”, destinada a toda a Comunidade Educativa. 

Esta atividade, organizada pelo Conselho de disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, teve a colaboração da disciplina de Atelier Tecnológico, do Clube de Informática, do Projeto EducaMedia, do Conselho de Disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica (segundo ciclo) e da Coordenação de TIC. 

Dando asas à imaginação, professores e alunos construíram uma fábrica de brinquedos, onde foram criados o Pai e a Mãe Natal, o Giroboy, a moto e dois cães em EV3, a roda gigante e o trenó do Pai Natal, através do Spike e o presépio, a oficina do Pai Natal, a bailarina, a torcida e o comboio através dos kits WeDo 2.0. 

A árvore de Natal foi decorada com objetos realizados através da impressão 3D, postais de Natal de realidade aumentada e animações em Micro:bit

Todos os que passaram pelo espaço visualizaram um vídeo com mensagens de Natal do pessoal docente e não docente e alunos, realizado pelo projeto Educamedia. 

Os alunos tiveram a oportunidade de tirar fotografias na moldura gigante que esteve na sala 4 do pavilhão 1, que foi animada através de um circuito de leds criada no Arduíno.

Foram apresentados dois jogos, sendo um deles criado através do App Inventor e outro através do Scratch.

Para finalizar, foi apresentado um vídeo com anedotas relacionadas com o Natal, pelos alunos do Clube de Informática. 

Encontra-se disponível, no site da escola, um mural digital para a escrita de mensagens de Natal.

A divulgação da atividade esteve a cargo dos alunos do 8.º ano, visto que elaboraram um cartaz e o convite para a apresentação desta atividade.

Clique aqui para aceder ao cartaz.

Boas festas!

O Conselho de disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação

No âmbito da celebração do Dia Internacional e Nacional da Pessoa com Deficiência, no dia 2 de dezembro, o grupo 700 dinamizou algumas atividades alusivas a este dia.

No período da manhã, na sala do Futuro, realizou-se a atividade intitulada “Atividade às cegas”, na qual participaram os alunos do 5.º ano e que consistiu na projeção da curta-metragem “Ian” e na observação do testemunho de uma encarregada de educação com deficiência auditiva.

No período da tarde, realizaram-se, no pavilhão gimnodesportivo, os jogos adaptados Boccia, Voleibol e Goball, com a participação dos alunos da turma do 9.ºE. Esta atividade contou ainda com a colaboração do coordenador do Grupo Escola Estreito, professor Filipe Neto, a quem o grupo agradece a disponibilidade e colaboração.

O objetivo era sensibilizar a comunidade escolar para as dificuldades que as pessoas com deficiência sentem no seu dia – a - dia e promover nos alunos comportamentos e atitudes mais inclusivas. Os alunos mostraram-se muito recetivos, tendo participado nas atividades com muito empenho e motivação, pelo que o grupo considera que os objetivos foram cumpridos.

O grupo agradece, ainda, a disponibilidade e recetividade dos colegas que acompanharam as turmas durante as atividades.

 

Entre os dias 24 e 28 de maio de 2021, o Departamento de Línguas promoveu uma atividade muito envolvente, a “Semana das Línguas”.

Todos os conselhos de disciplina que integram o referido departamento dinamizaram as suas atividades com esmero e dedicação e o balanço final é muito bom.

A semana iniciou-se no dia 24 de maio e o dia foi dedicado à Educação Especial. Assim, no turno da manhã, foi convidado o fisioterapeuta Vítor Nazário que discursou um pouco sobre o seu trabalho e sensibilizou os alunos para o respeito a ter para com aqueles que apresentam diferenças. Já no turno da tarde, foram projetados vídeos sobre a inclusão.

O segundo dia ficou a cargo da disciplina de Português do segundo ciclo. Neste dia, foram dinamizadas duas oficinas de teatro, uma no turno da manhã para a turma do 5.ºD e outra no turno da tarde para a turma do 6.ºD.

Já no dia 26 de maio, a disciplina de Português do terceiro ciclo entrou em ação e promoveu algumas atividades. Assim, foram organizadas três sessões de cinema para as turmas 7.ºB, 7.ºC, 7.ºG (no turno da manhã), 8.ºC e 8.ºD (no turno da tarde). Ainda no turno da manhã, a professora Andreia Baptista, técnica da Câmara Municipal do Funchal, veio à nossa escola dinamizar a atividade “Vamos contar uma história” para a turma do 9.ºD. Foram difundidos na rádio escola poemas musicados e a declamação de poemas pelos alunos da turma 9.ºB. A turma do 9.ºA também declamou o poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira, no átrio entre os pavilhões 0 e 1, no intervalo das 11h15 às 11h30. Também foi colocada a “Passadeira da poesia” desde a entrada do portão principal até às entradas dos pavilhões 0 e 1. Ao longo da semana esteve patente a exposição “Autor do trimestre” levada a cabo por todos os alunos das turmas do 7.º e do 8.º anos.

O dia 27 de maio ficou a cargo da disciplina de Francês. Neste dia, foi projetada música francesa nos intervalos e foi montada uma exposição subordinada ao tema “Defesa do meio ambiente” que ficou patente ao longo de toda a semana. As turmas intervenientes foram todas as de 9.º ano e ainda uma aluna da turma do 8.ºB.

Chegou o último dia que foi dedicado à disciplina de Inglês do segundo ciclo. Assim, foi feita a exposição/projeção de atividades elaboradas pelos alunos no Projeto “Plano de Ação de Inglês” (nos dois tempos destinados a desenvolver competências da oralidade): exposição de trabalhos ilustrativos de algumas expressões idiomáticas em inglês, no placar à entrada da biblioteca e a leitura em voz alta de duas short stories trabalhadas com os alunos com suporte de imagem (projeção na biblioteca). É de referir que a preparação das atividades com os alunos foi feita no ensino à distância.

O conselho de disciplina de Inglês do terceiro ciclo organizou sessões de “Cinema como fonte de cultura e meio transmissor de conhecimentos” durante todos os dias da semana e envolveu todas as turmas de 7.º, 8.º e 9.º anos nesta atividade. No sétimo ano, foi apresentado o filme Gifted, o qual aborda a temática das crianças sobredotadas e as dificuldades que as mesmas sentem a nível familiar e social; no oitavo ano foi apresentado o filme Trust: perigo online, sobre a segurança na Internet, e no nono ano o filme The pursuit of happyness, sobre o desemprego e o empreendedorismo. De um modo geral os alunos gostaram das escolhas e apreciaram a atividade. De referir que alguns dos filmes projetados foram gentilmente cedidos pela equipa Educamedia.

A “Semana das Línguas” chegou ao final, mas fica a promessa de voltarmos no próximo ano letivo com mais atividades.

Um agradecimento a todos os que tornaram possível a realização de mais esta semana recheada de atividades.

A Coordenadora do Departamento de Línguas

Prof.ª Graça Costa

 

No âmbito da atividade “Dia Mundial da Água” (que se comemora a 22 de março), os alunos do 5º ano, turmas A,B,C,D e E, criaram os seus trabalhos escritos e práticos, reutilizando diversos materiais. Com empenho e resiliência surgiram trabalhos criativos. A exposição decorre entre os dias 15 de março e 09 de abril.

Grato pela colaboração de todos os docentes do Conselho de Disciplina de Ciências Naturais, dos vários Conselhos de Turma, dos funcionários e dos encarregados de educação.

Clique aqui para visualizar o vídeo elaborado sobre a atividade.

O Coordenador do Projeto

Professor João de Oliveira Barros

 

Na semana de 8 a 12 de março de 2021, comemorou-se na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos a “Semana da Leitura” que se associou ao mote lançado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) Ler+. Foi uma semana de celebração da leitura, do livro e do leitor com atividades diversificadas e bem interessantes.

No âmbito do projeto interdisciplinar “A ler e a escrever é que a gente se entende”, a professora que leciona a disciplina de Português promoveu a dinamização desta semana tão recheada de bons momentos. Assim, os alunos das turmas A, B e C do nono ano foram os grandes intervenientes desta festa da leitura. A segunda-feira arrancou com a leitura do poema “Ler é sonhar acordado”, de Lourdes Custódio, nas três turmas. Na turma A, a responsável pela leitura foi a aluna Luísa Pinto e a leitura foi realizada na aula de Ciências Naturais; na turma B, o aluno responsável foi o Nuno Fernandes e a leitura foi feita na aula de Inglês, e, na turma C, a aluna Daniela Jesus procedeu à leitura na aula de História. Já na terça-feira, foi lido o poema “Viajar pela leitura”, da Clarice Pacheco, pelos alunos Leandro Correia, da turma A, na aula de Cidadania e Desenvolvimento; o poema “Tabacaria”, de Álvaro de Campos, foi lido na aula de Português pelo aluno Tiago Santos; a aluna Diana Faria, da turma B, fez a leitura na aula de Português e a aluna Beatriz Graça, da turma C, procedeu à leitura na aula de Geografia. A meio da semana, na quarta-feira, os alunos Laura Sá, da turma A, na aula de História, o aluno Afonso Camacho, da turma B, na aula de Geografia, e a aluna Laura Silva, da turma C, na aula de Português, procederam à leitura do poema “O prazer de ler”, de Eliseu Alves. Na quinta-feira, os alunos Pedro Rodrigues, da turma A, na aula de Geografia, Carlos Olim, da turma B, na aula de História, e Nivalda Pestana, da turma C, na aula de Matemática, procederam à leitura do poema “Já fingi não dar importância”, de Clarice Lispector. A semana passou muito rápido e chegamos à sexta-feira, dia de ler o poema “Livros”, de Rosarinho. Desta forma, a responsabilidade da leitura ficou a cargo das alunas Tatiana Teles, da turma A; Valéria Abreu, da turma B, e Nádia Pereira, da turma C.

Os professores de algumas disciplinas também comemoraram a “Semana da Leitura” com a leitura de alguns poemas nas suas aulas. Assim, na aula de Português, foram lidos os poemas “Valor das palavras”, de Almada Negreiros; “Quatro lugares comuns sobre várias artes poéticas”, de Alexandre O’ Neil; “Escrever”, de Irene Lisboa, e “Ser Estudante”, de Irá Rodrigues. Na aula de Cidadania e Desenvolvimento, foi lido o poema “Poema em linha reta”, de Álvaro de Campos, pela professora Lina Melo. Já na aula de Português, a professora especializada na Educação Especial, Cristina Vares, também deu o seu contributo e leu o poema “Amizade”, de Fernando Pessoa, à turma A.

Os alunos leram e gravaram as leituras que fizeram, selecionando textos à sua escolha, outros criados pelos próprios ou de outros autores.

Para terminar a semana em beleza, alguns encarregados de educação dos alunos da turma B do nono ano também foram convidados a participar nesta atividade e procederam às gravações das suas leituras, orientados pelos seus educandos, sob as diretrizes da professora da disciplina de Português.

É sempre tão bom ler, descobrir novos mundos, outras palavras, outras paisagens, outros cheiros, novas personagens, outras culturas, outras tradições. Leiam, mesmo que seja apenas uma página por dia, um capítulo por semana, um livro por mês.

Clique aqui para aceder ao vídeo com as leituras dos alunos.

Clique aqui para aceder ao vídeo com as leituras dos encarregados de educação.

 

A professora,

Graça Costa

 

Imagem de Pexels.com

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok