
De 19 a 23 de junho de 2025, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos teve o privilégio de receber um grupo de alunos e professores do Arsakeio Gymnasium Patras, uma escola da cidade de Patras, na Grécia. O primeiro contacto com o diretor desta instituição ocorreu em 2018 e, desde então, a cooperação entre ambas as escolas tem proporcionado experiências extremamente enriquecedoras, como a mobilidade de um grupo de alunos, no âmbito do Programa Erasmus+, que teve lugar em fevereiro de 2025, em Patras.
A aquisição e/ou o desenvolvimento de aprendizagens e competências surgiu, inevitavelmente, da partilha de experiências educativas, da descoberta das maravilhas naturais e culturais da Ilha da Madeira e do jantar de confraternização, que contou com a presença dos alunos gregos e portugueses, bem como dos encarregados de educação destes últimos. Outras atividades realizadas foram: a caminhada na Vereda dos Balcões; a observação de baleias e golfinhos; a exploração do Monte Palace Madeira - Jardim Tropical; visitas de estudo ao Museu da Baleia, ao Posto Aquícola do Ribeiro Frio, ao Pico do Areeiro e ao Cabo Girão, bem como a outros locais de interesse científico, histórico e/ou cultural no Funchal, no Porto Moniz e em Câmara de Lobos. Foi precisamente na XIII Festa de São João 2025, neste último município, que, após o jantar conjunto, se encerrou este intercâmbio inesquecível.
Esta visita foi uma verdadeira celebração da amizade e da aprendizagem mútua. Parcerias como esta são fundamentais para a formação de cidadãos globais, conscientes e respeitadores das diferentes culturas. Outras oportunidades certamente nos aguardam, pelo que nos despedimos com um caloroso “Até já!”.
Obrigado aos alunos e aos encarregados de educação que nos acompanharam nas atividades, bem como à docente Patrícia Saraiva.
A Equipa Erasmus da EBECL,
Miguel Chicória | Paula Araújo | Susana Silva

No âmbito do trabalho interdisciplinar "Prevenir e Agir – Cyberbullying", os alunos das turmas 9.ºD, 9.ºE e 9.ºF participaram, nas disciplinas de TIC e Inglês, numa atividade criativa, colaborativa e de forte impacto social.
Recorrendo à aplicação Canva, os alunos criaram cartazes informativos e de sensibilização sobre o cyberbullying, expressando as suas mensagens tanto em português como em inglês. Numa segunda fase, os trabalhos foram organizados numa galeria de exposições virtual, desenvolvida na plataforma Artsteps, permitindo o acesso a toda a comunidade educativa de forma interativa.
Este projeto teve como objetivo principal consciencializar para os riscos do cyberbullying e promover ações de prevenção, empatia e intervenção responsável. A abordagem interdisciplinar reforçou competências digitais, linguísticas e sociais, enquanto os alunos se tornaram verdadeiros agentes de mudança num mundo cada vez mais digital.
Parabéns a todos os envolvidos pelo empenho e pela criatividade. Um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser usada para educar e transformar!

As disciplinas de TIC e Ciências complementaram-se de forma eficaz com os alunos do 6.º ABC, promovendo aprendizagens significativas através de projetos interdisciplinares.
No primeiro projeto, os alunos criaram um mural digital no Padlet intitulado “6.º ABC – Projeto Interdisciplinar n.º 1”, onde exploraram temas como a história e os frutos do “Pão por Deus”, a alimentação saudável e após uma visita de estudo ao Centro da Banana da Madeira (BAM), criaram um PPT.
Entre as várias tarefas a criar no segundo projeto, intitulado “Cidade Ideal”, em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento os alunos utilizaram o Minecraft Education para construir um hospital incluindo um banco de sangue inspirados em locais reais visitados. Este trabalho, desenvolvido no âmbito das disciplinas de TIC (6.º ABC) e Ciências Naturais (6.º A e B), destacou-se pela criatividade, colaboração e integração de conhecimentos.
Podem consultar as atividades nos seguintes links:

As turmas A, B, C, D, E e F do 6.º ano participaram na construção “A Cidade Ideal”, desenvolvida na plataforma Minecraft Education, no âmbito do Projeto Interdisciplinar 2, de cada turma. Esta iniciativa teve como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com destaque o número 11 “Cidades e comunidades sustentáveis”, e desafiou os alunos a imaginar, a planear e a construir cidades inclusivas, resilientes e ambientalmente responsáveis.
O projeto integrou os domínios da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento: Sexualidade (diversidade, direitos, saúde sexual e reprodutiva), Literacia financeira e educação para o consumo e Instituições e participação democrática. A construção das cidades contou com o contributo das disciplinas de História e Geografia de Portugal, Português, Teatro, Educação Moral Religiosa e Católica, Educação Visual, Educação Tecnológica, Matemática, Educação Física, Ciências Naturais, Mindfulness e TIC.
Ao longo da atividade, os alunos criaram diversas infraestruturas para as suas cidades, como escolas, hospitais, bancos, espaços culturais, zonas desportivas, jardins sustentáveis, galerias de arte e até a bandeira representativa da sua visão de comunidade ideal. Este trabalho promoveu a criatividade, o trabalho colaborativo, a consciência cívica e a literacia digital.
Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos por este excelente exemplo de aprendizagem ativa, interdisciplinaridade e compromisso com um futuro mais sustentável!
Ver projetos: ; ; ; ; e
A docente responsável,
Ana Filipa Correia Gaudêncio

No dia 12 de junho, os alunos das turmas D, E, F do 6.º ano realizaram uma visita ao Centro Social e Paroquial da Encarnação, na qual tiveram a oportunidade de participar numa experiência intergeracional enriquecedora, onde interagiram com os utentes do Centro através de diversas atividades lúdicas e educativas. Este encontro permitiu-lhes conhecer histórias de vida inspiradoras, partilhar músicas tradicionais, dançar numa marcha e colaborar na criação de adereços para os Santos Populares, numa oficina criativa. Este encontro promoveu o respeito mútuo, a empatia e a valorização da sabedoria dos mais velhos, reforçando a importância do convívio entre gerações na construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva.
Os promotores da atividade, Ana C. Sampaio, Ana F. Gaudêncio, João Barros e Patrícia Machado, agradecem aos docentes Alexandra Paquete, Fátima Barros, Jessica Gonçalves, Lina Melo, Luís Romão Costa, Miguel Pestana, Paula Correia, Rui Barata, Sónia I. Cavaleiro e Sónia M. Abreu, por acompanhar as turmas na visita e pela colaboração nas atividades definidas. Endereçam um agradecimento especial ao Centro Social e Paroquial da Encarnação pela forma atenciosa e acolhedora com que recebeu os alunos, contribuindo de forma significativa para o sucesso desta experiência.
Por fim, agradecem à Câmara Municipal de Câmara de Lobos por ter facilitado o transporte.
Os docentes responsáveis,
Ana Sampaio, Ana Gaudêncio, João Barros e Patrícia Machado.