Informamos que estão abertas as inscrições para a aplicação da PaN que irá decorrer entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro

Clique aqui para aceder ao aviso de abertura.

     

As flores representam diversos sentimentos e trazem amor, paz, tranquilidade, amizade, felicidade e alegria.

Assim, de forma a admirar as flores, mas através de um tapete, o Conselho de Disciplina de Português do 3.º Ciclo decidiu juntar-se à comemoração da “Festa da Flor”. A chefe dos funcionários, D. Delta, e a professora Cristina Vares sugeriram a ideia de aproveitar esta atividade para também assinalar a efeméride “Outubro rosa”.

Com o intuito de alertar os alunos sobre a importância do partilhar, foi solicitado aos alunos de todas as turmas do terceiro ciclo que trouxessem uma flor, pois os docentes quiseram demonstrar que o ato de partilhar pode parecer um gesto simples, mas, por vezes, difícil de concretizar. Além disso, as flores também são capazes de inspirar muitos poetas e escritores nos seus textos. Será que teremos alunos inspirados? Vamos descobrir depois.

Os alunos trouxeram as flores para a escola e foi montado um lindo tapete e um cantinho especial de flores por algumas funcionárias da nossa escola. Foi deveras salutar o convívio e o entusiasmo demonstrados naquele momento e a partilha de conhecimentos e experiências a que se assistiu. Desta forma, estamos a comemorar na nossa escola a “Festa da Flor” com o tapete e o cantinho das flores e a assinalar a efeméride “Outubro rosa” (mês internacional da prevenção de cancro da mama) com a apresentação de um laço elaborado com flores.

O conselho de disciplina de Português agradece ao conselho executivo por ter acolhido a nossa atividade, pela sua disponibilidade e atenção; a todos os alunos que cooperaram, trazendo flores; à chefe dos funcionários, D. Delta, que se dedicou e empenhou para que tudo corresse tão bem e pelas sugestões apresentadas; às funcionárias D. Idalina, D. Maria José, D. Rita, D. Ana e à D. Ermelinda pela colaboração na montagem do tapete e à funcionária, D. Graça, que se dedicou e se empenhou a cem por cento para que esta atividade resultasse tão bem.

Trabalharmos de forma colaborativa/cooperativa é, sem dúvida alguma, uma mais-valia para todos. A disponibilidade, o empenho, a troca de ideias, a partilha de conhecimentos e de experiências foram fatores primordiais para que se alcançassem os resultados almejados.

Bem hajam!

Professores responsáveis,

Docentes do conselho de disciplina de Português do 3.º ciclo

Na semana de 27 a 30 de setembro, comemorou-se, na nossa escola, o “Dia Europeu das Línguas” com algumas atividades.

Foi montada uma exposição com as bandeiras de alguns países da Europa e um cartaz alusivo à efeméride com o intuito de chamar a atenção dos alunos para a importância da comemoração deste dia. Nas turmas D e E do sétimo ano, os alunos divertiram-se ao aprender a dizer a frase “Tem um bom dia” em português, inglês, francês e alemão, as línguas estudadas na nossa escola. Colaram as tiras de papel, com as respetivas frases, nos seus cadernos diários para não se esquecerem de desejar um bom dia, em várias línguas, e uns aos outros, sempre que lhes apetecer. Como estávamos a celebrar a comemoração de um dia tão importante, alguns alunos gravaram as suas lindas vozes e desejaram um “Feliz aniversário” em português, inglês, francês, alemão, espanhol e em italiano e tentaram fazê-lo em 20 segundos.

O objetivo da atividade foi cumprido, pois celebrou-se e preservou-se a diversidade linguística como riqueza do património comum da Europa.

A professora responsável,

Graça Costa

 

No ano letivo 2021/22 a nossa escola continuará a ser uma Escola Electrão, promovendo a recolha de equipamentos eletrónicos usados, lâmpadas, pilhas e baterias, para que seja feita a sua reciclagem. Os pontos de recolha encontram-se: por baixo da escadaria do pavilhão 0, uma cuba no parque de estacionamento sul da escola (para equipamentos de maiores dimensões) e pilhões em várias salas.

Continuamos a contar com a colaboração de todos.

Na 10ª edição da Campanha Escola Electrão, a nossa escola foi mais uma vez premiada.

Na campanha 2020/2021 duplicou-se a quantidade de resíduos encaminhada para reciclagem, em comparação com o ano letivo anterior. Mais de 300 escolas de todo o país assumiram este compromisso, recolhendo, separando e encaminhando para reciclagem 262 toneladas de equipamentos elétricos, lâmpadas e pilhas usados.

Muitos parabéns a todos os elementos da comunidade educativa que se empenharam em cuidar do ambiente!

Os resultados de cada escola podem ser consultados aqui.

Projeto Eco-Escolas

 As professoras responsáveis

Ana Maria Vieira

Cláudia Miguel

 

 
 
Terminado que está este ano letivo, o Conselho Executivo vem por este meio agradecer a toda a comunidade educativa, o rigor e empenho revelado ao longo deste tempo o que nos permitiu chegar ao fim do mesmo com o sentimento de termos funcionado em equipa e com isso termos atingido uma boa parte dos nossos objetivos.
Ao nosso corpo docente e não docente pela confiança e entrega que revelaram na preparação do dia a dia dos nossos alunos, na sala de aula e fora dela.
Aos nossos Encarregados de Educação, pela confiança depositada na nossa escola. Em cada dia que os seus educandos vieram ter connosco, foi sempre para nós um desafio corresponder da melhor forma. Tal como solicitado, a informação que nos facultaram foi crucial para tomarmos as decisões que minoraram o risco associado ao momento.
Aos nossos alunos, pela forma responsável e maturidade cívica demonstrada durante o ano. Deram um sinal de grande responsabilidade!
Aos nosso parceiros institucionais pelo apoio dado e pela forma como nos ajudaram a ultrapassar os desafios do dia a dia.
A todos o nosso muito obrigado!
 
Estreito de Câmara de Lobos, 19 de julho de 2021.
 
O Conselho Executivo

 

No passado dia 7 de julho, os alunos do 3.º ano do Curso Profissional – Técnico de Informática de Gestão, realizaram na sala do futuro da nossa escola a apresentação/defesa da Prova de Aptidão Profissional, sob a orientação no decorrer do ano letivo, da professora Tânia Dias.

A Prova de Aptidão Profissional não é nada mais do que um culminar de todas as aprendizagens adquiridas ao longo do curso. Todos os docentes que lecionaram a turma contribuíram para que os alunos da turma fossem capazes de concretizar este projeto, não só das aprendizagens inerentes ao programa da disciplina como também a parte social que os fez crescer ao longo destes três anos.

A PAP centra-se em temas e problemas perspeti­vados e desenvolvidos pelos alunos em estreita ligação com os contextos de trabalho.

Os alunos estão de parabéns por todo o percurso realizado ao longo dos 3 anos e pelos excelentes trabalhos apresentados, pois o júri manifestou o seu agrado pela qualidade dos mesmos e pelo nível de conhecimento demonstrado. Salientou o caráter empreendedor dos projetos e da sua aplicabilidade ao mercado.  

Um agradecimento especial a todos os presentes, nomeadamente aos elementos do júri, a todos os membros do conselho executivo, em especial ao vice-presidente e coordenador dos cursos profissionais o professor Rogério Andrade, ao diretor de turma/curso da turma 3TD o professor Carlos Leon, a todos os professores que lecionaram o curso ao longo dos três anos e aos familiares dos alunos.

A contribuição de todos foi muito valiosa!

A diretora de curso

Merícia Oliveira

No dia 1 de junho foi dinamizado, na nossa escola, o Dia no Nariz Vermelho (ver cartaz) com o objetivo de angariar fundos para a Instituição Particular de Solidariedade Social Operação Nariz Vermelho.

A angariação para a instituição decorreu ao longo do mês de junho, tendo várias turmas colaborado com a venda de artigos - 5º A, 5ºB, 6ºB, 6ºC e 7ºB. Os alunos andaram a meter o nariz pela Escola.

Conseguimos angariar mais de 500€ que foram entregues, no dia 8 de julho, à Operação Nariz Vermelho. Agradecemos a todos que colaboraram e contribuíram para esta causa.

Desejamos que, com o nosso contributo, os Doutores Palhaços continuem a conseguir levar sorrisos e alegria a muitas crianças hospitalizadas.

Clique aqui para aceder ao vídeo realizado no âmbito desta causa.

Docentes responsáveis

Cláudia Miguel

Virgília Fernandes

 

No dia 23 de junho decorreu na nossa escola o 3.° Conselho Eco-Escolas.

Estiveram presentes na reunião representantes do órgão de gestão, dos docentes e não docentes, dos encarregados de educação e dos alunos da nossa Escola. Foram ainda convidados os Diretores de turma, Delegados e Subdelegados das turmas A, B e D do 5.° ano e 2.°SA.

Neste conselho procedeu-se ao encerramento do desafio interturmas de recolha de tampinhas, tendo as turmas com maior participação sido premiadas pelo seu empenho e trabalho de equipa, destacando-se as turmas convidadas que entregaram, cada uma, mais de 36 kg de tampinhas. A turma B do 5.º ano a que mais tampinhas conseguiu reunir, num total de aproximadamente 54 kg. Destacaram-se ainda mais 9 turmas às quais foi entregue um brinde de reconhecimento pela sua participação ativa na recolha ao longo do ano letivo - 5.ºE, 6.ºB, 6.ºC,  6.ºE, 7.º B, 7.ºC, 8.ºC, 8.ºG e 9.ºB.

Parabéns a todos! E um agradecimento especial aos Diretores de Turma que mantiveram as turmas motivadas neste desafio, promovendo boas práticas ambientais.

Seguiu-se um balanço geral das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, com a concretização do plano de ação elaborado com base nos resultados da auditoria ambiental.

Foi apresentado o póster Eco-Código 2020-2021, selecionado pela Comunidade Educativa por votação.

Gratos a todos que colaboraram com as várias atividades desenvolvidas ao longo do ano pelo programa, a sua concretização permitirá a candidatura para a atribuição do Galardão.

Podem consultar a apresentação do Conselho Eco-Escolas aqui.

   

 

A professora responsável

Cláudia Miguel

 

Parceiros Institucionais