O projeto interdisciplinar "Conhece os teus direitos" pretendeu aliar a tecnologia e o design à solidariedade, no sentido de valorizar o direito das crianças a serem felizes. 

Na disciplina de Tecnologia e Design, os alunos realizaram a modelagem de objetos em 3D no Tinkercad (dominó de animais, jogo de encaixe, jogo do galo e um jogo de tabuleiro) que foram impressos para oferecer às crianças do Centro de Acolhimento Temporário Gracinda Tito, na Tabua, e também para os alunos da nossa escola.  

Foram também elaborados as regras e os desafios para os respetivos jogos nas aulas de Português. 

O objetivo do 9.ºA foi atingido, pois queriam que as crianças se pudessem divertir de uma forma didática, saudável e feliz, não esquecendo a valorização dos afetos entre todos.  

Aqui fica o vídeo da instituição e algumas fotos do projeto.

As docentes responsáveis 

Ana Lucínia de Freitas

Maria Lídia Gouveia Henriques Gonçalves

 

Os alunos do clube de Informática decidiram criar uma rubrica "Fala que eu te escuto", com o objetivo de informar sobre locais do Estreito de Câmara de Lobos e divulgar a sua história de uma forma divertida.

Aqui fica o primeiro episódio.

A monitora responsável 

Maria Lídia Gouveia Henriques Gonçalves

 

Num gesto de solidariedade e colaboração, os alunos do 7.º Ano e do clube de informática da nossa escola criaram objetos 3D para oferecer aos utentes do Centro Vila Viva e ainda ao próprio Centro.  

Essa atividade faz parte do projeto “Mãos que Transformam”, do conselho de disciplina 550, que tem como objetivo promover o voluntariado, estimular a reflexão crítica e desenvolver competências sociais e emocionais. 

Durante as visitas ao centro, os alunos tiveram a oportunidade de conviver com os utentes, ajudar nas decorações de Natal e ainda entrevistar os idosos. Essa experiência enriquecedora fortaleceu os laços de confiança e respeito entre as gerações, promovendo uma convivência mais harmoniosa e solidária. 

Além disso, o projeto também contribuiu para a construção de valores de cidadania, mostrando aos alunos a importância de se envolverem ativamente na comunidade e de cuidarem uns dos outros. A solidariedade e a cooperação são fundamentais para transformar nossas relações sociais e construir uma sociedade mais justa e igualitária.  

Agradecemos a receção maravilhosa da Dr.ª Carla, de todos os utentes e colaboradores do Centro, que nos receberam de forma calorosa e acolhedora. 

Um obrigada a todos os envolvidos no projeto por fazerem a diferença!  

Clique aqui para ver o vídeo.

O Conselho de disciplina de TIC

 

O Conselho de Turma e os alunos da equipa 6.ºABC organizaram uma Feira de Oportunidades, integrada nos projetos interdisciplinares das três turmas, que foi dinamizada, durante a semana de 20 a 24 de maio, na sala 4 do pavilhão 1 da nossa escola.  

Com a venda de diferentes artigos doados (roupas, bijuteria, livros, plantas, etc), por um valor simbólico angariam fundos para a viagem de finalistas das turmas 6.ºABC ao Porto Santo, no dia 12 de junho do presente ano. 

A Equipa 6.ºABC 

 

Está patente, entre os dias 11 a 14 de junho, na galeria da escola, uma exposição com os diversos trabalhos elaborados pelos alunos do 7.º ano, no âmbito dos conteúdos lecionados na disciplina de Educação Tecnológica. Esta atividade, prevista no Plano Anual de Escola, insere-se em projetos interdisciplinares das cinco turmas. Desta forma, é feita a divulgação dos trabalhos elaborados no decorrer do 2.º semestre.

O docente de Educação de Tecnológica

João José Barbosa

 

Partilhamos o projeto de sensibilização para os veraneantes  e toda a comunidade, desenvolvido pelo 9.ºB para que seja colocado nas praias de Câmara de Lobos.

O cartaz foi enviado para o Presidente da Câmara de Câmara de Lobos, Dr.º Leonel Silva.

Veja o vídeo AQUI.

A docente responsável: Maria Lídia Gouveia Henriques Gonçalves

Conselho Executivo

 

Mais uma vez o grupo 510, dinamizou o Laboratório Aberto, para comemorar simultaneamente o dia das Ciências e o dia da criança.

Esta iniciativa proporcionou aos alunos a oportunidade de explorar as aprendizagens a físico-química com atividades experimentais, sendo alguns alunos de 9.º ano, verdadeiros cientistas.

Fomos visitados por muitos alunos da escola e por duas turmas de 3.º ano do 1.º ciclo. Os alunos chegam ao laboratório sempre com muita curiosidade  e entusiasmo. Os alunos realizaram as atividades experimentais, explicando os fenómenos observados, criando uma atmosfera colaborativa com os visitantes.

Esta foi uma excelente maneira de despertar o interesse pela disciplina, mostrando que a Físico-Química está presente em nosso dia a dia. O balanço geral foi muito positivo, pois os alunos mostraram muito entusiasmo ao verem as experiências espetaculares que foram realizadas.

O grupo de Físico-Química.

 

As turmas A, B e C do 7.º ano participaram no projeto eSafety Comic Book. No total, participam 10 escolas de 9 países: Chéquia (duas escolas), Eslováquia, Espanha, França, Itália, Jordânia, Polónia, a nossa escola a representar Portugal e Turquia.

No decorrer do ano letivo, os alunos realizaram diversas atividades que envolveram várias disciplinas, nomeadamente Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, Educação Tecnológica, Francês, Geografia, Inglês, Português, Tecnologia de Informação e Comunicação e a parceria do projeto Mindfulness.

As atividades mais emblemáticas foram a elaboração de postais de Natal, para enviar para as outras escolas participantes; a criação do logótipo do projeto (embora o nosso não tenha sido o vencedor entre as 10 escolas, para logótipo oficial do projeto); a construção com materiais reutilizados de dois logótipos do projeto (o mais votado pelos professores da equipa pedagógica e o oficial do projeto); a criação de cartazes sobre regras de etiqueta na internet, que posteriormente foram selecionados e inseridos num e-book denominado “Netiquette rules”, a criação de uma banda desenhada denominada de “eSafety Comic Book” e a realização do Escape room “Cybe space: dark side”, concebido para transmitir ensinamentos às crianças sobre segurança na Internet e, várias atividades de bem-estar digital que foram propostas pelas escolas participantes no projeto.

- Revista do projeto – Aqui

- e-book – “Netiquette rules” Aqui

- e-book – “eSafety Comic Book” Aqui

- Escape room “Cybe space: dark side” - Aqui

- Ver fotos aqui.

Para terminar, gostaria de agradecer toda a disponibilidade e colaboração, que os colegas da equipa pedagógica, demonstraram para participar neste projeto.

 O Coordenador do Projeto

Miguel Ângelo Ribas Chicória

 

A 30 de abril do presente ano, as formandas do curso EFA B3, no âmbito da Unidade de formação “Interpretar e produzir linguagem não-verbal adequada a contextos diversificados, de caráter restrito ou universal” da área de competência Cultura, Língua e Comunicação (CLC), realizaram uma visita de estudo ao Museu de Imprensa da Madeira. 

A visita guiada proporcionou às formandas um contacto mais direto com a história da imprensa na Europa, em Portugal e na Madeira. A exposição de diversas máquinas de imprensa, cada uma com a sua função, e a sua evolução ao longo dos tempos, desde a invenção de Gutenberg até aos nossos dias e saber que apenas em 1821 surge o primeiro periódico (jornal) na Madeira e que tinha apenas quatro páginas, foi deveras interessante. 

Também a exposição temporária patente ao público neste museu sobre o 25 de abril de 1974, intitulada “Os dias da Revolução nos Jornais Madeirenses”, suscitou grande curiosidade e divertimento entre as formandas. Foi uma visita de estudo profícua, que contribuiu para aumentar a capacidade de preservar o nosso património histórico e cultural e, ainda, cultivar o gosto por espaços diversificados de cultura e lazer.

Registo imagens AQUI.

A docente responsável: Leonilda Maria Pereira Gouveia

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok