Semana Eco-Escolas

Foram executados na nossa escola, no dia 24 de maio, os projetos Muros com vida e O Mar Começa Aqui, por alunos da turma B do 6.º ano, sendo os desenhos da autoria das alunas Ana Clara Pereira e Joana Abreu, respetivamente. As pinturas encontram-se entre os pavilhões 0 e 1, perto da entrada para o bar dos alunos.

Os desafios lançados pela ABAE e com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, pretendem sublinhar a importância da preservação/recuperação de ecossistemas bem como trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças e jovens, exteriorizando preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade. Na sua execução contámos com a colaboração e orientação da docente de Educação Visual Anabela Chaves.

A atividade foi enquadrada nas celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade (que se celebra a 22 de maio) e do Dia Mundial da Tartaruga (23 de maio).

No dia 31 de maio foi hasteada a nossa Bandeira Verde, com a colaboração de alunos da turma A do 6.º ano.

Para visualizar a galeria de fotografias clique aqui.

 

Docentes Responsáveis

Ana Maria Vieira

Cláudia Miguel

Decorreu no passado dia 4 de maio o 2.º Conselho Eco-Escolas do presente ano letivo.

Estiveram presentes na reunião representantes do órgão de gestão, do pessoal docente e não docente, dos encarregados de educação e dos alunos da nossa Escola, bem como da autarquia local.

Foram convidados para esta reunião os alunos e a Diretora de Turma da turma 6.ºB, pela sua participação em vários projetos e atividades do programa Eco-Escolas ao longo do ano.

Na reunião, foi apresentado o resultado da auditoria ambiental realizada durante o 2.º período, o Plano de Ação em vigor e um resumo das atividades desenvolvidas.

A participação ativa de muitos elementos da nossa comunidade tem sido fundamental para o alcance dos objetivos estabelecidos.

Gratos a todos pela colaboração.

Podem consultar a apresentação do Conselho Eco-Escolas aqui.

   

Professoras Responsáveis

Ana Maria Vieira

Cláudia Miguel

No âmbito da participação na 11ª edição da Campanha Escola Electrão já foram feitas na nossa escola, este ano letivo, três recolhas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pela empresa Madeira Waste Recycling, num total de 2.943 kg.

Este ano participámos, pela primeira vez, no desafio Repórter Electrão, promovido pela campanha, com a criação de uma reportagem sobre a reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos. A reportagem, orientada pelas coordenadoras do programa Eco-Escolas, contou com a participação de três repórteres voluntários da turma 6.º B, os alunos David Santos, Joana Abreu e Matilde Silva, que estão de parabéns pelo seu desempenho.  

Pode visualizar a reportagem clicando aqui.

A nossa escola está de parabéns, pois foi premiada pela reportagem enviada a concurso (entre 42 trabalhos enviados a nível nacional).

Informação recebida na escola

"E OS VENCEDORES SÃO...

No 2.º ciclo, o vencedor foi o trabalho da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos. Fizeram um excelente trabalho de edição e análise de informação e os repórteres parecem quase profissionais."

Até ao final do mês de junho continuaremos a recolher REEE. Poderão continuar a ser entregues na escola: pilhas, lâmpadas e eletrodomésticos em fim de vida, colocando nos ecopontos existentes em vários espaços escolares. Contamos com a colaboração de todos para aumentar a quantidade de resíduos corretamente encaminhados.

 

Ecopontos REEE

Projeto Eco-Escolas

 Professoras Responsáveis

Ana Maria Vieira

Cláudia Miguel

No passado dia 9 de março, na Sala do Futuro, as turmas do 7.º B e 7.º C tiveram a oportunidade de viajar em vários países da Europa através dos óculos de Realidade Virtual, utilizando a app “Sites in VR”. Esta atividade foi realizada em parceria da professora de Geografia, Lina Melo com a monitora do Clube de Informática Marlene Neves e está integrada na atividade do Plano Anual de Escola “A Tecnologia na Sala de Aula” bem como no projeto interdisciplinar “Eu e o Espaço”.

Através da app “Sites in VR”, os alunos visitaram vários locais e monumentos da França, Itália, Bélgica, Países Baixos, Alemanha Grécia entre outros, fazendo a localização dos mesmos no mapa político.

Ao longo da atividade, os alunos revelaram muito entusiasmo e interesse.

As docentes responsáveis:

Lina Melo

Marlene Neves

O Clube de Informática da EBECL realizou uma exposição intitulada “Carnaval Digital”, que esteve encontra patente no dia 4 de março, no piso superior do pavilhão zero.

Nesta exposição forma apresentadas um conjunto de atividades, nomeadamente:  visionamento de máscaras de realidade aumentada (através da aplicação Quiver Masks); jogos interativos (sopas de letras e jogo de pares); um casal de robôs dançarinos (robôs Spike); animação do palhaço através da mudança de trajes (através do Scratch); jogo “Apanha os Palhaços” (vencedor da Feira Tecnológica 2020, na categoria de Clubes – segundo ciclo); jogo “A mão engraçada” (através da programação da placa Micro:bit); mensagem de Carnaval (através da programação em Arduíno); Moldura do Palhaço (através da programação de leds através do Arduíno); Animação de um anel de leds e criação de uma animação de um dançarino (através da programação da placa Micro:bit).

Vários alunos, professores e funcionários puderam participar nesta atividade, tendo sido um momento de diversão.

A monitora do Clube agradece a todos os envolvidos nesta atividade.

A monitora do Clube de Informática

Marlene Neves

 

No passado dia 26 de janeiro decorreu, na Sala do Futuro, a convite da monitora do Baú de Leitura, professora Marina Marques, uma atividade interativa, alusiva à obra “A viúva e o papagaio” de Virgínia Woolf, usando a aplicação Plickers, da responsabilidade da coordenadora da biblioteca escolar, professora Elisabete Timóteo e da monitora do Clube de Informática, professora Marlene Neves.

Esta parceria envolveu os alunos pertencentes às turmas A, B, C e D do sexto e que frequentam o clube Baú de Leitura, com vista a recordarem/aprofundarem conhecimentos sobre esta obra literária. Aos alunos coube, um de cada vez, a leitura das questões e das alternativas de resposta ao questionário, para posteriormente selecionarem, para cada questão, aquela que consideravam correta.

O entusiasmo e o interesse dos alunos por esta atividade foram visíveis, porque ler é sonhar, mas também é diversão, é alegria e é surpresa.

 

As docentes responsáveis:

-Elisabete Timóteo

-Marlene Neves

-Marina Marques

 
 
Dramatização/movimento coordenado do tema "Cheyenne" (Jason Derulo) criado pelos alunos(as) das turmas A, B, C, D, E, F e G do 8º ano, sob a orientação do colega Francisco Freitas e que se enquadra no âmbito do projeto geral de 8º ano que são as "Redes Sociais, boatos e intervenção social".

 

O desafio vai voltar...

Este ano continuaremos a incentivar a separação e reciclagem do plástico, promovendo o desafio interturmas de recolha de tampinhas.

Com as tampinhas recolhidas no ano letivo transato, colaborámos com a campanha “Dê uma Tampa à Indiferença”, da Associação Portuguesa de Deficientes da Madeira, tendo conseguido entregar uma cadeira de rodas a um elemento da nossa Comunidade Educativa, o que contribuiu para a melhoria da sua qualidade de vida.

Vimos, deste modo, manifestar mais uma vez o nosso agradecimento a todos que colaboraram com esta iniciativa. Com um simples gesto, contribuímos para a proteção do meio ambiente e colaboramos com uma causa social.

Desafio interturmas

Como participar:

  • As tampinhas podem ser entregues num garrafão ou num saco, devendo este estar devidamente identificado (turma e ano).
  • Cada quilograma de tampinhas corresponde a uma tampinha no painel (1kg = 1 tampinha).
  • A entrega deve ser feita às quintas e sextas-feiras, no pavilhão 0, ao funcionário responsável (ficando numa caixa por baixo da escadaria até à pesagem).

Os dados da recolha serão atualizados semanalmente à terça-feira, no painel entre os pavilhões 0 e 1 e nas equipas no Teams.

 

 

Será feita a divulgação dos resultados, na página da escola na Internet, no final de cada período.

 

Atitude Eco.:

  • Entregar as tampinhas na escola ✅ 
  • Colocar as garrafas e embalagens no Ecoponto Amarelo♻️

Professoras responsáveis

Ana Maria Vieira

Cláudia Miguel

 

No dia 23 de junho decorreu na nossa escola o 3.° Conselho Eco-Escolas.

Estiveram presentes na reunião representantes do órgão de gestão, dos docentes e não docentes, dos encarregados de educação e dos alunos da nossa Escola. Foram ainda convidados os Diretores de turma, Delegados e Subdelegados das turmas A, B e D do 5.° ano e 2.°SA.

Neste conselho procedeu-se ao encerramento do desafio interturmas de recolha de tampinhas, tendo as turmas com maior participação sido premiadas pelo seu empenho e trabalho de equipa, destacando-se as turmas convidadas que entregaram, cada uma, mais de 36 kg de tampinhas. A turma B do 5.º ano a que mais tampinhas conseguiu reunir, num total de aproximadamente 54 kg. Destacaram-se ainda mais 9 turmas às quais foi entregue um brinde de reconhecimento pela sua participação ativa na recolha ao longo do ano letivo - 5.ºE, 6.ºB, 6.ºC,  6.ºE, 7.º B, 7.ºC, 8.ºC, 8.ºG e 9.ºB.

Parabéns a todos! E um agradecimento especial aos Diretores de Turma que mantiveram as turmas motivadas neste desafio, promovendo boas práticas ambientais.

Seguiu-se um balanço geral das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, com a concretização do plano de ação elaborado com base nos resultados da auditoria ambiental.

Foi apresentado o póster Eco-Código 2020-2021, selecionado pela Comunidade Educativa por votação.

Gratos a todos que colaboraram com as várias atividades desenvolvidas ao longo do ano pelo programa, a sua concretização permitirá a candidatura para a atribuição do Galardão.

Podem consultar a apresentação do Conselho Eco-Escolas aqui.

   

 

A professora responsável

Cláudia Miguel

 

O projeto interdisciplinar “Continuar a aprender em E@D” contempla a articulação disciplinar, o trabalho colaborativo e os valores de cidadania necessários para o desenvolvimento das competências definidas no perfil dos alunos.  

Permitiu uma genuína participação dos alunos nas decisões que lhes dizem respeito, desenvolvendo a capacidade de dialogar e trabalhar em cooperação com os outros.

Clique aqui para aceder ao vídeo do 7.º A

Clique aqui para aceder ao vídeo do 7.º B

Disciplinas/professores envolvidos: 

  • TIC: Merícia Oliveira
  • Português: Marisol Mendes
  • FPS: Isabel Sengo

 
No âmbito do projeto interdisciplinar "Cartaz Publicitário" entre as disciplinas de Português e TIC, os alunos das turmas CD do 7.º ano realizaram vários trabalhos colocando em prática a temática abordada.
Clique aqui para aceder ao vídeo 1.
Clique aqui para aceder ao vídeo 2.
 
Os professoras responsáveis
Teresa Maria Reis da Costa
Arthur Dias

 

No âmbito do projeto interdisciplinar "O Minecraft e Os Lusíadas - A brincar também se aprende", entre as disciplinas e Português e de TIC, resultou um belo produto final. Os alunos optaram pelo episódio "Despedidas em Belém" e empenharam-se imenso, como se pode verificar no trabalho apresentado.

Ver a encenação Aqui.

(Exemplo de aplicação de uma ferramenta digital de cariz lúdico, para a construção de um conteúdo de português.)

As Docentes

Graça Reis da Costa

Ana Maria de Sousa Vieira

Parceiros Institucionais