Semana Eco-Escolas

Foram executados na nossa escola, no dia 24 de maio, os projetos Muros com vida e O Mar Começa Aqui, por alunos da turma B do 6.º ano, sendo os desenhos da autoria das alunas Ana Clara Pereira e Joana Abreu, respetivamente. As pinturas encontram-se entre os pavilhões 0 e 1, perto da entrada para o bar dos alunos.
Os desafios lançados pela ABAE e com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, pretendem sublinhar a importância da preservação/recuperação de ecossistemas bem como trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças e jovens, exteriorizando preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade. Na sua execução contámos com a colaboração e orientação da docente de Educação Visual Anabela Chaves.

A atividade foi enquadrada nas celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade (que se celebra a 22 de maio) e do Dia Mundial da Tartaruga (23 de maio).
No dia 31 de maio foi hasteada a nossa Bandeira Verde, com a colaboração de alunos da turma A do 6.º ano.
Para visualizar a galeria de fotografias clique aqui.


Docentes Responsáveis
Ana Maria Vieira
Cláudia Miguel

Decorreu no passado dia 4 de maio o 2.º Conselho Eco-Escolas do presente ano letivo.
Estiveram presentes na reunião representantes do órgão de gestão, do pessoal docente e não docente, dos encarregados de educação e dos alunos da nossa Escola, bem como da autarquia local.
Foram convidados para esta reunião os alunos e a Diretora de Turma da turma 6.ºB, pela sua participação em vários projetos e atividades do programa Eco-Escolas ao longo do ano.
Na reunião, foi apresentado o resultado da auditoria ambiental realizada durante o 2.º período, o Plano de Ação em vigor e um resumo das atividades desenvolvidas.
A participação ativa de muitos elementos da nossa comunidade tem sido fundamental para o alcance dos objetivos estabelecidos.
Gratos a todos pela colaboração.
Podem consultar a apresentação do Conselho Eco-Escolas aqui.
Professoras Responsáveis

Ana Maria Vieira
Cláudia Miguel
No âmbito da participação na 11ª edição da Campanha Escola Electrão já foram feitas na nossa escola, este ano letivo, três recolhas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pela empresa Madeira Waste Recycling, num total de 2.943 kg.
Este ano participámos, pela primeira vez, no desafio Repórter Electrão, promovido pela campanha, com a criação de uma reportagem sobre a reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos. A reportagem, orientada pelas coordenadoras do programa Eco-Escolas, contou com a participação de três repórteres voluntários da turma 6.º B, os alunos David Santos, Joana Abreu e Matilde Silva, que estão de parabéns pelo seu desempenho.
Pode visualizar a reportagem clicando aqui.
A nossa escola está de parabéns, pois foi premiada pela reportagem enviada a concurso (entre 42 trabalhos enviados a nível nacional).

Informação recebida na escola
"E OS VENCEDORES SÃO...
No 2.º ciclo, o vencedor foi o trabalho da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos. Fizeram um excelente trabalho de edição e análise de informação e os repórteres parecem quase profissionais."
Até ao final do mês de junho continuaremos a recolher REEE. Poderão continuar a ser entregues na escola: pilhas, lâmpadas e eletrodomésticos em fim de vida, colocando nos ecopontos existentes em vários espaços escolares. Contamos com a colaboração de todos para aumentar a quantidade de resíduos corretamente encaminhados.

Ecopontos REEE

Projeto Eco-Escolas

Professoras Responsáveis
Ana Maria Vieira
Cláudia Miguel
No passado dia 9 de março, na Sala do Futuro, as turmas do 7.º B e 7.º C tiveram a oportunidade de viajar em vários países da Europa através dos óculos de Realidade Virtual, utilizando a app “Sites in VR”. Esta atividade foi realizada em parceria da professora de Geografia, Lina Melo com a monitora do Clube de Informática Marlene Neves e está integrada na atividade do Plano Anual de Escola “A Tecnologia na Sala de Aula” bem como no projeto interdisciplinar “Eu e o Espaço”.
Através da app “Sites in VR”, os alunos visitaram vários locais e monumentos da França, Itália, Bélgica, Países Baixos, Alemanha Grécia entre outros, fazendo a localização dos mesmos no mapa político.
Ao longo da atividade, os alunos revelaram muito entusiasmo e interesse.
As docentes responsáveis:
Lina Melo
Marlene Neves
O Clube de Informática da EBECL realizou uma exposição intitulada “Carnaval Digital”, que esteve encontra patente no dia 4 de março, no piso superior do pavilhão zero.
Nesta exposição forma apresentadas um conjunto de atividades, nomeadamente: visionamento de máscaras de realidade aumentada (através da aplicação Quiver Masks); jogos interativos (sopas de letras e jogo de pares); um casal de robôs dançarinos (robôs Spike); animação do palhaço através da mudança de trajes (através do Scratch); jogo “Apanha os Palhaços” (vencedor da Feira Tecnológica 2020, na categoria de Clubes – segundo ciclo); jogo “A mão engraçada” (através da programação da placa Micro:bit); mensagem de Carnaval (através da programação em Arduíno); Moldura do Palhaço (através da programação de leds através do Arduíno); Animação de um anel de leds e criação de uma animação de um dançarino (através da programação da placa Micro:bit).
Vários alunos, professores e funcionários puderam participar nesta atividade, tendo sido um momento de diversão.
A monitora do Clube agradece a todos os envolvidos nesta atividade.
A monitora do Clube de Informática
Marlene Neves