No passado dia 7 de dezembro, os alunos do 7D que frequentam o Projeto das Ciências, preparam as suas searinhas de trigo. Uma tradição madeirense característica desta época natalícia, que ornamenta os presépios. 

 Procedimento experimental: 

  • Primeiro foi necessário demolhar as sementes de trigo por 24h. 
  • Depois de secas, foram colocadas em pequenos vasinhos com terra, sem enterrar. 
  • Foi preciso regar uma vez por dia e esperar que o triguinho começasse a crescer.  

A professora dinamizadora, Elsa Secretário e os seus alunos desejam a todos um Feliz Natal e um excelente Ano Novo!

 

 

XVI Seminário Regional Eco-Escolas

Decorreu no passado dia 17 de novembro, na Praça da Autonomia em Câmara de Lobos, a cerimónia do hastear das Bandeiras Verdes, conquistadas pelos estabelecimentos de ensino e educação e instituições, do Município de Câmara de Lobos, pela dinamização do programa Eco-Escolas no ano letivo 2022/2023, reconhecido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa / FEEE Portugal.

As Bandeiras Verdes foram entregues ao município no XVI Seminário Regional Eco-Escolas da R.A.M. que decorreu em São Vicente, no dia 10 de novembro, no qual os coordenadores Eco-Escolas estiveram presentes, tendo recebido o prémio atribuído no ano letivo transato, pela participação no Desafio Tetrapak | Compal 2023/24, “Natal Amarelo. Cria uma árvore Amarela e faz brilhar o teu Natal!”.

Participaram na cerimónia, em Câmara de Lobos, docentes responsáveis pelo programa Eco-Escolas, a Vice-presidente do Conselho Executivo, professora Tânia Dias e 21 alunos da turma 6.ºC.

A nossa escola está de parabéns por mais estas distinções, que só foram possível com o envolvimento da Comunidade Educativa e a colaboração dos vários parceiros, pelo qual renovamos o nosso agradecimento.

Os Professores responsáveis pelo projeto Eco-Escolas

Ana Maria de Sousa Vieira

Cláudia Isabel Saraiva Miguel

João José Barbosa

Tampinhas, REEE, papel, rolhas de cortiça 

Eco-Escolas - Os desafios estão de volta 

Este ano letivo, o programa Eco-Escolas continuará a promover a recolha de materiais recicláveis na nossa escola, participando nas campanhas: Dê uma Tampa à Indiferença - da Associação Sem Limites; Papel por Alimentos – do Banco Alimentar, a reverter para a Associação Câmara de Lobos Viva; 13ª edição do projeto Escola Electrão e projeto Green Cork 

No ano letivo 2022/23, foram recolhidos mais de 3800 kg de materiais que foram encaminhados para reciclagem. Cada pequeno gesto conta e a reciclagem é uma das formas mais eficazes de proteger o meio ambiente e preservar os recursos naturais, contribuindo para a redução da quantidade de lixo que produzimos. 

 

Como participar? 

Recolha de tampinhas 

- Participa no desafio Interturmas de recolha de tampinhas. Entrega os garrafões, ou sacos, com tampinhas, sempre com a identificação da tua turma.  

- A entrega deve ser feita no pavilhão 0, ao funcionário responsável.  

- As quantidades recolhidas serão atualizadas e divulgadas mensalmente, no painel e nas equipas no Teams.  

 

- Destaque Eco: Já foram entregues, até ao momento, mais de 50 kg de tampinhas, por 5 turmas. Parabéns!   

 

Recolha de REEE – Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos 

- A nossa escola é um ponto de recolha de equipamentos, fazendo parte da rede Onde Reciclar. 

- Podem ser entregues na escola pequenos equipamentos em fim de vida (eletrodomésticos, telemóveis, pilhas, baterias e lâmpadas) no ponto de recolha no pavilhão 0, bem como grandes equipamentos, mediante contacto para agendamento da entrega. 

 

Recolha de papel e rolhas de cortiça 

- Podem ser entregues no ponto de recolha no pavilhão 0. 

Os materiais recolhidos serão devidamente encaminhados. 

 

Juntos, podemos fazer a diferença e ajudar a proteger o meio ambiente.  

Professores responsáveis: 

Ana Maria Vieira 

Cláudia Miguel 

João Barbosa 

Decorreu no dia 14 de dezembro o 1.º Conselho Eco-Escolas do presente ano letivo.

Estiveram presentes na reunião representantes dos vários elementos da comunidade educativa, a saber: do órgão de gestão, dos docentes e não docentes, dos encarregados de educação, dos alunos e da autarquia local. Dando-se, deste modo, cumprimento a um dos 7 passos da metodologia de implementação do programa Eco-Escolas, tendo-se destacado o papel de cada um dos presentes no cumprimento dos objetivos constantes no Regulamento Eco-Escolas 2022/23.

Neste encontro, fez-se uma breve apresentação das várias atividades desenvolvidas/iniciadas no primeiro período, destacando-se os projetos que envolvem a recolha de materiais para o seu correto encaminhamento para reciclagem e as atividades desenvolvidas no âmbito do tema Natal Ecológico e Sustentável, com a recriação e reutilização de alguns equipamentos e materiais.

Desafio Interturmas - Recolha de tampinhas, divulgação dos resultados, no final do primeiro período (encontram-se 16 turmas a participar no desafio este momento).

Podem consultar aqui a apresentação na sua integra do 1.º Conselho Eco-Escolas.

Clique aqui para aceder às dicas para um Natal sustentável – Escola Electrão.

Aproveitamos para relembrar toda a comunidade que podem continuar a entregar na escola: tampinhas, papel, REEE (pilhas, lâmpadas, eletrodomésticos avariados) e, agora também, rolhas de cortiça.

 Em 2023 continuamos a contar com todos!

 

Professores Responsáveis

Ana Vieira

Cláudia Miguel

João Barbosa

No dia 12 de dezembro, na aula de Francês com a docente Cristina Quintal, os alunos da turma D do sétimo ano, visitaram a Tour Eiffel através da realidade virtual. Os alunos ficaram muito entusiasmados com esta experiência e aproveitaram a oportunidade para ir a outros lugares do Mundo. Para tal foi utilizada a appSites in VR”. Esta visita virtual foi realizada no âmbito da atividade “Tecnologia na Sala de Aula”, inserida no plano anual de atividades do Clube de Informática.

Os óculos de realidade virtual foram gentilmente cedidos pela equipa Educatic.

As monitoras do Clube de Informática

Lídia Henriques e Marlene Neves

No dia 25 de outubro, entre as 11h30 e as 12h15, decorreu a atividade interativa “Escrever bem”. Esta atividade foi o resultado de um trabalho colaborativo/cooperativo entre a coordenação e dinamização da biblioteca e o clube de informática, com vista a fomentar o gosto pela leitura e escrita, de uma forma lúdica, através do recurso às tecnologias de informação e comunicação.

Esta atividade consistiu em responder a um questionário com várias questões de como escrever em bom português, utilizando a aplicação Wordwall e envolveu dezasseis alunos do 5.º B.

A atividade interativa foi muito bem acolhida pelos alunos que a realizaram com muito interesse e empenho, para além de terem revelado um excelente comportamento.

Agradecemos à docente Marina Marques pela sua disponibilidade em associar-se à aplicação desta atividade na sua aula.

As responsáveis pela atividade:

Elisabete Timóteo (coordenadora e dinamizadora da biblioteca)

Marlene Neves (monitora do clube de informática)

 

EBECL – A participar na 12ª edição da Escola Electrão

No passado dia 14 de outubro, celebrou-se o Dia Internacional dos Resíduos Elétricos (International E-Waste Day – IEWD).🔌

O objetivo desta comemoração, instituída em 2018, é sensibilizar para a problemática associada à gestão destes resíduos, que regista um crescimento exponencial a nível mundial. Este ano, naquela que será a sua 5ª edição, a mensagem incide sobre os pequenos equipamentos elétricos, com o lema “Recycle it all, no mater how small” (Recicle tudo, não importa quão pequeno). No presente ano letivo a nossa escola continuará a ser uma Escola Electrão, promovendo a recolha de resíduos de equipamentos eletrónicos usados, lâmpadas, pilhas e baterias, para que seja feito o seu correto encaminhamento para reciclagem. Existem pontos de recolha distribuídos pela escola.

Entregue todos os seus equipamentos elétricos usados para reciclagem, na nossa Escola, e ajude na divulgação como ponto de recolha na comunidade, já podendo ser encontrada em https://www.ondereciclar.pt.

 

 

Os pequenos equipamentos elétricos são um GRANDE problema quando acumulados.

 

Clique aqui para aceder ao vídeo.

Continuamos a contar com a colaboração de todos!

Projeto Eco-Escolas

Professores responsáveis

Ana Maria Vieira

Cláudia Miguel

João Barbosa

 

Semana Eco-Escolas

Foram executados na nossa escola, no dia 24 de maio, os projetos Muros com vida e O Mar Começa Aqui, por alunos da turma B do 6.º ano, sendo os desenhos da autoria das alunas Ana Clara Pereira e Joana Abreu, respetivamente. As pinturas encontram-se entre os pavilhões 0 e 1, perto da entrada para o bar dos alunos.

Os desafios lançados pela ABAE e com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, pretendem sublinhar a importância da preservação/recuperação de ecossistemas bem como trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças e jovens, exteriorizando preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade. Na sua execução contámos com a colaboração e orientação da docente de Educação Visual Anabela Chaves.

A atividade foi enquadrada nas celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade (que se celebra a 22 de maio) e do Dia Mundial da Tartaruga (23 de maio).

No dia 31 de maio foi hasteada a nossa Bandeira Verde, com a colaboração de alunos da turma A do 6.º ano.

Para visualizar a galeria de fotografias clique aqui.

 

Docentes Responsáveis

Ana Maria Vieira

Cláudia Miguel

Decorreu no passado dia 4 de maio o 2.º Conselho Eco-Escolas do presente ano letivo.

Estiveram presentes na reunião representantes do órgão de gestão, do pessoal docente e não docente, dos encarregados de educação e dos alunos da nossa Escola, bem como da autarquia local.

Foram convidados para esta reunião os alunos e a Diretora de Turma da turma 6.ºB, pela sua participação em vários projetos e atividades do programa Eco-Escolas ao longo do ano.

Na reunião, foi apresentado o resultado da auditoria ambiental realizada durante o 2.º período, o Plano de Ação em vigor e um resumo das atividades desenvolvidas.

A participação ativa de muitos elementos da nossa comunidade tem sido fundamental para o alcance dos objetivos estabelecidos.

Gratos a todos pela colaboração.

Podem consultar a apresentação do Conselho Eco-Escolas aqui.

   

Professoras Responsáveis

Ana Maria Vieira

Cláudia Miguel

No âmbito da participação na 11ª edição da Campanha Escola Electrão já foram feitas na nossa escola, este ano letivo, três recolhas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pela empresa Madeira Waste Recycling, num total de 2.943 kg.

Este ano participámos, pela primeira vez, no desafio Repórter Electrão, promovido pela campanha, com a criação de uma reportagem sobre a reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos. A reportagem, orientada pelas coordenadoras do programa Eco-Escolas, contou com a participação de três repórteres voluntários da turma 6.º B, os alunos David Santos, Joana Abreu e Matilde Silva, que estão de parabéns pelo seu desempenho.  

Pode visualizar a reportagem clicando aqui.

A nossa escola está de parabéns, pois foi premiada pela reportagem enviada a concurso (entre 42 trabalhos enviados a nível nacional).

Informação recebida na escola

"E OS VENCEDORES SÃO...

No 2.º ciclo, o vencedor foi o trabalho da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos. Fizeram um excelente trabalho de edição e análise de informação e os repórteres parecem quase profissionais."

Até ao final do mês de junho continuaremos a recolher REEE. Poderão continuar a ser entregues na escola: pilhas, lâmpadas e eletrodomésticos em fim de vida, colocando nos ecopontos existentes em vários espaços escolares. Contamos com a colaboração de todos para aumentar a quantidade de resíduos corretamente encaminhados.

 

Ecopontos REEE

Projeto Eco-Escolas

 Professoras Responsáveis

Ana Maria Vieira

Cláudia Miguel

No passado dia 9 de março, na Sala do Futuro, as turmas do 7.º B e 7.º C tiveram a oportunidade de viajar em vários países da Europa através dos óculos de Realidade Virtual, utilizando a app “Sites in VR”. Esta atividade foi realizada em parceria da professora de Geografia, Lina Melo com a monitora do Clube de Informática Marlene Neves e está integrada na atividade do Plano Anual de Escola “A Tecnologia na Sala de Aula” bem como no projeto interdisciplinar “Eu e o Espaço”.

Através da app “Sites in VR”, os alunos visitaram vários locais e monumentos da França, Itália, Bélgica, Países Baixos, Alemanha Grécia entre outros, fazendo a localização dos mesmos no mapa político.

Ao longo da atividade, os alunos revelaram muito entusiasmo e interesse.

As docentes responsáveis:

Lina Melo

Marlene Neves

O Clube de Informática da EBECL realizou uma exposição intitulada “Carnaval Digital”, que esteve encontra patente no dia 4 de março, no piso superior do pavilhão zero.

Nesta exposição forma apresentadas um conjunto de atividades, nomeadamente:  visionamento de máscaras de realidade aumentada (através da aplicação Quiver Masks); jogos interativos (sopas de letras e jogo de pares); um casal de robôs dançarinos (robôs Spike); animação do palhaço através da mudança de trajes (através do Scratch); jogo “Apanha os Palhaços” (vencedor da Feira Tecnológica 2020, na categoria de Clubes – segundo ciclo); jogo “A mão engraçada” (através da programação da placa Micro:bit); mensagem de Carnaval (através da programação em Arduíno); Moldura do Palhaço (através da programação de leds através do Arduíno); Animação de um anel de leds e criação de uma animação de um dançarino (através da programação da placa Micro:bit).

Vários alunos, professores e funcionários puderam participar nesta atividade, tendo sido um momento de diversão.

A monitora do Clube agradece a todos os envolvidos nesta atividade.

A monitora do Clube de Informática

Marlene Neves

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok