Comemoração do “Dia dos Namorados”

Os alunos do 3.º ciclo, apesar de estarem em regime de ensino à distância, não quiseram deixar passar em branco a comemoração do “Dia dos Namorados”. Nas aulas da disciplina de português do terceiro ciclo, os alunos das turmas A, B, C do nono ano elaboraram textos acerca da amizade e gravaram as suas mensagens. Assim, foram trabalhados os domínios da leitura, da educação literária, da escrita e da oralidade. 

Foi feita uma pesquisa no Google acerca da origem da comemoração deste dia. Assim, o “Dia dos Namorados” é celebrado no dia da morte de um bispo chamado Valentim. São Valentim foi morto a mando do imperador que havia proibido casamentos, pois o mesmo alegava que os homens solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas. Valentim, no entanto, desobedeceu às ordens imperiais e celebrava casamentos às escondidas. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Antes de morrer, porém, Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões, os chamados "valentines". Segundo a lenda, enquanto estava preso, Valentim teria se apaixonado pela filha do carcereiro que era cega e, por milagre, a rapariga ficou curada da cegueira. 

Diversos países do mundo, tal como Portugal, Espanha e Argentina, comemoram o “Dia dos Namorados” no “Dia de São Valentim”.  

https://www.calendarr.com/portugal/dia-dos-namorados-dia-de-sao-valentim/

Clique aqui para aceder aos trabalhos dos alunos.

Clique aqui para aceder às gravações dos alunos.

Parceiros Institucionais