![]() |
![]() |
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado anualmente no dia 3 de dezembro e tem como principal objetivo promover a inclusão, a igualdade de oportunidades e os direitos das pessoas com deficiência em todas as áreas na sociedade.
Para comemorar este dia, os docentes de Educação Especial promoveram três sessões de sensibilização sobre a deficiência e a sua superação, tendo várias turmas dos 2.º e 3.º ciclos, assim como vários docentes, participado nas mesmas.
No dia 2, tivemos a presença do fisioterapeuta José Manuel Figueira, cego, natural do Estreito de Câmara de Lobos, a partilhar um pouco da sua história de vida e a forma como supera algumas dificuldades no seu quotidiano, assim como ao nível profissional.
No dia 3, tivemos a presença da contabilista Cristiana Caldeira, licenciada em gestão, que sofreu um AVC aos 26 anos, quando se preparava para defender a sua tese de mestrado, partilhando toda a sua fase de recuperação, as sequelas que resultaram da doença e a adaptação a uma nova vida.
Neste dia, foram também atribuídos prémios aos três alunos que participaram e realizaram os melhores cartazes no concurso lançado pelo grupo 700 para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Neste âmbito, contamos com a colaboração do grupo de TIC, Tecnologia e Design e o clube de Cinema e Arte Digital.
No dia 4, tivemos a participação do atleta Emanuel Gonçalves, licenciado em Educação Física e Desporto, que sofre de uma doença autoimune: síndrome de Guilian Barré, referindo a sua experiência, dificuldades e superações, tendo atingido o patamar de atleta paralímpico medalhado na modalidade de natação. São três excelentes exemplos de pessoas com uma capacidade extraordinária de superar barreiras, sejam elas físicas, sociais ou emocionais, transformando desafios em oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
A delegada da Educação Especial:







