No passado dia 20 de maio de 2026, pelas 14 horas, realizou-se na biblioteca da escola a cerimónia de entrega de prémios do concurso “Desafio €sperto”, organizado pela turma do 8.º E (2.º turno).

Este concurso teve como principal objetivo promover o desenvolvimento de competências de literacia financeira junto dos alunos do 2.º e 3.º ciclos, capacitando-os para tomar decisões informadas, responsáveis e conscientes na gestão do dinheiro e dos recursos ao longo da vida.

Parabenizamos as alunas vencedoras Alexa Beatriz Santos Freitas, do 6.º B e Ana Heloísa Barros Pestana, do 9.º B.

A turma agradece à vice-presidente do Conselho Executivo Cristina Freitas bem como às docentes presentes na cerimónia e às Lojas Moleiro pela colaboração e contributo na oferta dos prémios atribuídos às vencedoras.

A turma do 8.º E (2.º turno)

Estreito de Câmara de Lobos acolhe comitiva da Polónia

   

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos foi, entre os dias 18 e 22 de maio, o cenário de um enriquecedor intercâmbio cultural no âmbito do programa Erasmus+.

A instituição recebeu calorosamente uma comitiva da organização polaca Młodzieżowy Ośrodek Wychowawczy - Youth Educational Center (Radzionków), composta por seis alunas integradas numa mobilidade de grupo, acompanhadas pelo diretor da escola e por uma psicóloga. O programa, meticulosamente delineado, proporcionou às jovens participantes e aos seus acompanhantes uma imersão profunda na cultura madeirense e no quotidiano escolar local. Ao longo dos dias, as alunas polacas tiveram a oportunidade de partilhar várias experiências com os discentes madeirenses.

A semana iniciou-se com uma receção oficial na escola de acolhimento, seguida de uma visita ao emblemático Monte Palace Tropical Garden. Depois, foram desenvolvidas atividades em aulas de Educação Física, Educação Tecnológica e TIC. A vertente solidária também esteve presente através de um workshop de costura, no qual foram confecionadas “Naninhas”.

No plano institucional, a comitiva foi recebida pelas autoridades locais da Câmara Municipal de Câmara de Lobos. O roteiro incluiu ainda momentos de aventura e criatividade, como uma experiência de canoagem no mar e um workshop artístico nas instalações do Teatro Metaphora – Associação de Amigos das Artes.

A riqueza natural e cultural da ilha foi explorada com visitas ao Museu da Baleia e ao Parque Ecológico do Funchal, bem como através de uma caminhada pela Ponta de São Lourenço. No último dia, os sabores locais estiveram em destaque num workshop de culinária dedicado às tradicionais Broas de Mel. O encerramento das atividades contou com uma sessão de reflexão coletiva e a entrega de certificados de participação.

Um outro momento a registar foi a presença na Cerimónia de Abertura da Festa do Desporto Escolar 2026. A grandiosidade e a qualidade do evento suscitaram grande emoção e admiração na comitiva polaca, que se mostrou rendida no final.

Este intercâmbio Erasmus+ reforçou os laços entre instituições de ensino europeias, promovendo o sucesso académico e o desenvolvimento pessoal e cultural de todos os envolvidos. A EB2,3 do Estreito de Câmara de Lobos congratula-se pelo sucesso desta iniciativa, viabilizado pelo número significativo de alunos, professores e pessoal não docente envolvidos.

A organização expressa ainda um agradecimento público às Câmaras Municipais de Câmara de Lobos e do Funchal, pelo apoio logístico no transporte, à Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, pela oferta de brindes institucionais que assinalaram a visita, e a todas as entidades supramencionadas, que colaboraram na concretização do programa.

A Equipa Erasmus da EB2,3 do Estreito de Câmara de Lobos

Região Autónoma da Madeira (ALRAM)

No dia 12 de maio, a turma do 6.º C realizou uma visita de estudo à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM), integrada no projeto interdisciplinar n.º 3 da turma.

Os alunos, sob a orientação da Dra. Maria do Carmo Jesus, foram recebidos pela Presidente da Assembleia, Rubina Leal, e acompanhados pelos deputados Sérgio Oliveira e Vera Duarte. A visita contou ainda com o acompanhamento das professoras Ana Gaudêncio, Fátima Barros, Marina Marques, Paula Correia e Sónia Silva, bem como do professor Rui Barata.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer vários espaços emblemáticos da instituição, nomeadamente a Capela de Santo António da Mouraria, a Sala da Conferência dos Representantes dos Partidos, a Sala das Comissões Permanentes, a Biblioteca e a Sala do Plenário.

Na Sala do Plenário, os alunos assumiram, por breves momentos, o papel de deputados, sentando-se nos seus lugares e colocando diversas questões relacionadas com a temática da visita, assim como algumas curiosidades. Todas as intervenções foram prontamente esclarecidas pelos deputados presentes, proporcionando um momento de grande interesse e participação.

A atividade articulou-se nas disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP) e de Cidadania e Desenvolvimento, tendo como principal objetivo aprofundar a compreensão dos alunos sobre a importância da Assembleia Legislativa enquanto órgão de poder político regional. Pretendeu-se, igualmente, promover o conhecimento do seu papel no exercício da autonomia regional, na representação democrática e no incentivo à participação cívica.

No final da visita, os alunos foram presenteados com um lanche.

Um agradecimento especial a todos os que contribuíram para a concretização e sucesso desta atividade.

A docente: Marina Marques

   

Seis alunas da nossa escola, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, participaram, entre os dias 16 e 22 de maio, numa mobilidade Erasmus+ na cidade de Mesagne, na região de Apúlia, em Itália.

Durante esta semana, as alunas integraram diversas atividades na Escola Giovanni XXIII-Moro, onde trabalharam lado a lado com colegas italianos, partilhando experiências, aprendendo em conjunto e conhecendo novas realidades escolares. O acolhimento proporcionado pelos alunos, professores e funcionários da escola foi verdadeiramente excecional, marcado pela simpatia, disponibilidade e um forte espírito de amizade.

O grupo foi acompanhado por dois docentes da nossa escola, que estiveram sempre presentes ao longo de toda a mobilidade, apoiando as alunas e garantindo o bom desenvolvimento das atividades.

Além do trabalho realizado em contexto escolar, houve também tempo para explorar a região. O programa incluiu visitas às cidades de Brindisi e Lecce, esta última conhecida como a “Florença do Sul”, pela sua impressionante beleza histórica e arquitetónica.

Esta experiência foi profundamente marcante para as alunas, como demonstram os seus testemunhos.

  • Catarina destacou: “É incrível como uma viagem de apenas uma semana conseguiu mudar-nos tanto.”
  • Margarida recordou os momentos vividos: “Passámos momentos maravilhosos juntos, cantámos, conversámos e rimos muito, partilhámos momentos incríveis.”
  • Mariangel acrescentou uma reflexão muito pessoal: “Amo o Erasmus porque quebra a ilusão de que a tua vida atual é a única possível.”
  • Inês descreveu o momento da despedida: “Dissemos adeus aos nossos amigos(as) italianos(as), o que foi muito triste. Foi uma hora de tristeza e emoção, com muitas lágrimas, mas também muitos momentos felizes.”
  • Matilde sublinhou o carinho recebido: “Não há palavras para descrever o afeto que a escola nos dispensou. Com muita gratidão, ‘Muito Obrigado, I.C.S. Giovanni XXIII-Moro’.”
  • E, por fim, Beatriz resumiu a experiência de forma especial: “Viver a experiência Erasmus em Itália foi aprender todos os dias, numa aventura cheia de lugares novos por explorar e de uma gastronomia deliciosa.”

Para além das aprendizagens académicas, esta mobilidade permitiu às alunas desenvolver competências de comunicação, especialmente em língua inglesa, bem como reforçar a autonomia, o espírito de grupo e a abertura a novas culturas. Acima de tudo, foi uma experiência única, que ficará para sempre na memória das nossas alunas.

O Erasmus+ continua, assim, a abrir portas ao mundo, permitindo à nossa escola proporcionar vivências enriquecedoras e inesquecíveis aos seus alunos.

Docentes:

João Pedro Abreu Pereira da Silva

António Mendonça

EBECL participa no Encontro Regional de Clubes Europeus e Mobilidades Erasmus 2026

   

No passado dia 19 de maio, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos marcou presença no Encontro Regional de Clubes Europeus e Mobilidades Erasmus (ERCE Erasmus) 2026, que decorreu na Escola Secundária Francisco Franco, entre as 9h e 30minutos e as 12h e 15minutos.

A nossa instituição foi brilhantemente representada pelos alunos Maria Fátima Jesus Encarnação (8.º B) e Phillip Silva Andrade (8.º E), que foram acompanhados pela coordenadora Erasmus da escola no evento. Perante a audiência, os discentes fizeram a apresentação — que incluiu uma componente de vídeo e uma melodia original — com um discurso claro, seguro e cativante.

O balanço desta participação é muito bom, reforçando o compromisso da EBECL com a dimensão europeia da educação e o desenvolvimento de competências transversais nos nossos jovens.

A Equipa Erasmus da EBECL.

Informa‑se que:

  • 9.º ano – os jogos decorrerão no dia 1 de junho.
  • 7.º ano – os jogos decorrerão no dia 2 de junho.
  • 8.º ano – os jogos decorrerão no dia 11 de junho.

Obrigada pela colaboração.

Ver calendário de jogos.

Coordenadora da Atividade Interna - 3.º Ciclo: Susana da Conceição Fernandes Gonçalves Pita Silva

🎓✨ Um dia para guardar no coração (e no telemóvel… com muitas fotos!) ✨🎓

No passado dia 16 de maio de 2026, os finalistas do Curso EFA – CEFA 2.º SA viveram um daqueles dias que não cabem apenas num calendário — ficam guardados para sempre na memória (e, claro, nas galerias de fotos!).

Tudo começou na escola, com o tradicional momento de convívio, fotografias “da praxe” (com direito a poses sérias… e outras nem por isso 😄) e até fogo de artifício, porque quando se celebra uma conquista destas… celebra-se a sério!

O Conselho Executivo também não deixou ninguém de mãos a abanar: houve um lanche saboroso (porque ninguém celebra de barriga vazia!) e uma lembrança especial para que este dia possa ser recordado sempre com um sorriso.

Depois, seguiu-se o elegante cortejo até à Igreja Matriz do Estreito de Câmara de Lobos, onde teve lugar a cerimónia da Bênção das Capas — um momento repleto de significado, emoção e orgulho para todos os presentes. Foi, sem dúvida, um marco importante no percurso escolar e pessoal destes formandos.

Este evento contou com um padrinho muito especial, o formador Orlando Moreira, que certamente não passou despercebido neste papel de honra.

🙏 Não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que tornaram este dia tão especial: formandos, formadores, mediador pessoal e social, Conselho Executivo, pessoal não docente e, claro, os familiares e amigos que marcaram presença (e que, provavelmente, foram os maiores responsáveis pelos aplausos mais efusivos!).

Foi um dia fantástico, emotivo e inesquecível — daqueles que fazem tudo valer a pena! 💙

Ver álbum de fotografias AQUI.

Os Formandos Finalistas da Turma EFA 2.º SA

 

“Olhares Atentos” celebra a criatividade, o empenho e a sensibilidade artística dos alunos do 3.º ciclo, que, através da cor, da imaginação e da experimentação, deram vida a trabalhos inspirados nos vários elementos da linguagem visual.

Esta exposição reúne projetos desenvolvidos no âmbito da teoria da cor, comunicação visual, perspetiva, figura humana, teoria da Gestalt e representação do património, refletindo o crescimento artístico e pessoal dos alunos.

Mais do que uma mostra de trabalhos, esta exposição evidencia também o papel fundamental dos professores de Educação Visual, cujo acompanhamento e dedicação incentivam à descoberta, à expressão criativa e o gosto pela arte.

Os Professores do Conselho de Disciplina de Educação Visual do 3.º Ciclo

Este questionário está a ser realizado no âmbito do projeto interdisciplinar dinamizado pela turma do 8.ºC. (disponível a partir do dia 25 ao dia 28 de maio)

A prática do desporto desempenha um papel fundamental na nossa qualidade de vida, contribuindo para a saúde física, mental e social. Através deste questionário, pretende-se compreender melhor os hábitos desportivos e a importância que o exercício físico tem no dia a dia das pessoas.

As respostas recolhidas serão essenciais para analisar os benefícios do desporto, identificar desafios e incentivar estilos de vida mais saudáveis e ativos.

 No próximo dia 27 de maio, as turmas A, B e C do 8.º ano dinamizam a atividade “Feira da Diversidade”, integrada no projeto interdisciplinar “Vidas em Movimento”.

A iniciativa decorrerá durante os intervalos da manhã, no espaço entre os pavilhões 0 e 1, transformando a escola num verdadeiro palco de partilha cultural.

A feira tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a importância da diversidade, valorizando diferentes identidades culturais, sociais e individuais. Ao longo da manhã, os alunos irão apresentar diversas iniciativas que refletem a multiplicidade de vivências humanas, promovendo o respeito, a tolerância e a inclusão.

A turma A será responsável pela exposição do “Mural da Diversidade”, um trabalho que reúne informação cultural sobre os países de origem dos alunos estrangeiros da escola, bem como sobre Portugal, destacando tradições, costumes e elementos identitários que enriquecem a comunidade escolar.

Já a turma B dinamizará um momento performativo no intervalo das 11:30, com uma apresentação em grupo de movimentos coordenados e uma curta sessão de zumba, atividades preparadas no âmbito da disciplina de Música e Dança, incentivando a expressão corporal e o envolvimento do público.

Por sua vez, a turma C ficará responsável pela componente gastronómica, proporcionando uma verdadeira viagem de sabores. Durante os intervalos da manhã, os alunos estarão a vender pratos típicos de diferentes países, cuidadosamente confecionados pelos seus encarregados de educação, promovendo não apenas a diversidade cultural, mas também o envolvimento das famílias na vida escolar.

O projeto “Vidas em Movimento”, que enquadra esta atividade, resulta da articulação entre várias disciplinas, promovendo uma abordagem integrada do conhecimento e o desenvolvimento de competências sociais e cívicas. A “Feira da Diversidade” constitui, assim, uma oportunidade privilegiada para partilhar culturas, experiências e tradições, reforçando o papel da escola como espaço de inclusão e cidadania.

A comunidade educativa é convidada a participar neste evento, celebrando a diversidade como um fator de união e enriquecimento coletivo.

O conselho executivo

Vimos por este meio convidar toda a comunidade escolar a participar na atividade “Feira do Empreendedor”, dinamizada pelas turmas do 6.º ano, no âmbito do projeto interdisciplinar “StartUpCrafT”.

A feira decorrerá no dia 21 de maio, entre as 10h00 e as 12h30min, no Pavilhão da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.

Ao longo deste segundo semestre, os alunos desenvolveram propostas de solução para problemas por eles identificados no contexto escolar. Durante a feira, cada grupo apresentará a sua ideia e, no final, realizar-se-á uma votação para eleger a proposta a ser implementada.

Contamos com a vossa presença neste momento de partilha, criatividade e espírito empreendedor, valorizando o trabalho desenvolvido pelos nossos alunos

Os Conselhos das Turmas 6.ºA, 6.ºB, 6.ºC e 6.ºD

No passado dia 6 de maio de 2026, realizou-se uma sessão de disseminação do curso Erasmus+ “There is an AI for that”, frequentado em Barcelona pelos docentes participantes da nossa escola.

Ana Filipa Correia GaudêncioCarla Alexandra Mendes Paquete e Rui Miguel da Cruz Barata. A atividade decorreu no formato de workshop, com a duração de duas horas e meia, e contou com a participação de vários docentes da comunidade educativa.

Ao longo da sessão, foi apresentada a estrutura geral da formação, bem como as diferentes atividades dinamizadas durante o curso e as respetivas metodologias de avaliação utilizadas. Foram igualmente partilhadas reflexões muito positivas sobre a experiência formativa vivida, destacando-se a pertinência dos temas abordados e o potencial impacto da Inteligência Artificial em contexto educativo.

O workshop contou ainda com a participação especial, em formato online, do professor Marco Bento, da Escola Superior de Educação de Coimbra, que proporcionou um momento de reflexão e partilha de estratégias relacionadas com a utilização da Inteligência Artificial na educação.

O feedback dos docentes participantes foi bastante positivo, evidenciando o interesse, a atualidade e a relevância dos conteúdos partilhados, bem como a importância de continuar a promover momentos de formação e reflexão colaborativa no âmbito das competências digitais e pedagógicas.

O conselho executivo

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok

Pesquisa

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok