No dia 13 de maio, alunos de 5, 6, 8 e 9 anos brilharam no palco da placa central da Avenida Arriaga, onde apresentaram três coreografias cheias de ritmo, cor e alegria. 💃🕺
Dançaram com entusiasmo contagiante, sempre sorridentes, transmitindo uma energia vibrante que envolveu todos os que assistiam. ✨ Cada movimento trouxe ainda mais vida ao palco, transformando o momento numa verdadeira celebração. 🎉
Mostraram dedicação, união e um brilho especial que tornou o espetáculo memorável. 🌟
A todos os alunos, deixo o meu sincero agradecimento. 💛
Professora responsável:
Alda Maria de Oliveira Ferreira
No dia 13 de maio de 2026, o pavilhão desportivo da nossa escola transformou-se num centro de inovação e criatividade para a III edição da competição Minecraft Education EBECL: "A escola que queremos!". O evento contou com a presença do Dr. Luís Gaspar em representação da Sra. Secretária Regional da Educação, o Dr. Nuno Neves em representação do Presidente da autarquia de Câmara de Lobos, os Presidentes dos Conselhos Executivos e os professores orientadores do projeto das escolas participantes.
Este evento reuniu seis equipas de diferentes escolas da região, que aceitaram o desafio de projetar o futuro da educação:
- Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos (organizadora)
- Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta
- Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Escola Básica com Pré-Escolar e Creche Dr.º Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior
- Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral
- Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro.
A competição teve como objetivo principal a construção de uma escola que integrasse princípios fundamentais de sustentabilidade ambiental, inovação tecnológica e acessibilidade universal, garantindo que o edifício fosse totalmente inclusivo. Durante 45 minutos em modo criativo, os alunos demonstraram habilidades excecionais em pensamento crítico e colaboração, projetando ambientes de aprendizagem inovadores e espaços de lazer que promovem o bem-estar e a conexão com a natureza. A participação ativa de todos resultou em projetos inspiradores que mostram o papel da escola como motor de transformação social.
Como reconhecimento pelo empenho demonstrado, todos os alunos receberam prémios de participação, amavelmente cedido pela editora Areal.
A grande vencedora desta edição foi a equipa Laranja, oriunda da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta.
Gostaríamos de expressar um agradecimento especial ao Clube Escola Estreito pelo patrocínio do evento, aos alunos do staff, que realizaram um trabalho excecional na organização, e a todo o pessoal não docente pelo suporte logístico indispensável.
Parabéns a todos os envolvidos! Continuaremos a incentivar o uso do Minecraft Education como uma ferramenta poderosa para transformar a educação e preparar os nossos alunos para os desafios das próximas gerações.
Ver o vídeo aqui.
O Coordenador de TIC: Arthur Dias
O Conselho Executivo
No Plano Anual de Atividades do Clube de Informática, integra-se a atividade “InovaTIC na Educação”, cujo principal objetivo é promover o uso da tecnologia em contexto de sala de aula e dar a conhecer as potencialidades de diferentes aplicações digitais. Neste âmbito, as monitoras do clube dinamizaram a atividade “Exploração de cartas de realidade aumentada ‘Animals 4D+’ (Octagon Studio)”.
Através da aplicação, os alunos exploraram as cartas e observaram, em 3D, diferentes animais e os seus movimentos, utilizando realidade aumentada. Participaram os alunos das turmas A e D do 5.º ano, na disciplina de Ciências Naturais, com a colaboração da docente
Natália Maria Viegas Trigueiro. A iniciativa articulou-se com o projeto interdisciplinar das turmas, no domínio da sustentabilidade, intitulado “Azulejos que falam, escolas que se encontram”
A atividade realizou-se nos dias 4 e 7 de maio de 2026.
As monitoras do Clube de Informática
Maria Lídia Gonçalves | Marlene Neves

Organizado pela turma: 8.ºE
No passado dia 5 de maio, a turma do 9.º B realizou uma visita de estudo/ação solidária ao Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família – Irmãs Hospitaleiras, no âmbito do projeto interdisciplinar número um, “O meu motivo? O teu sorriso!”- Voluntariado, Educação para os Direitos Humanos, Combate ao discurso de ódio, desenvolvido pelo 9A,B,C e cuja visita aconteceu no contexto das disciplinas de Português e Formação Pessoal e Social.
Esta atividade resultou de um trabalho prévio em sala de aula, motivado pela leitura e exploração do conto “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector, que inspirou os alunos a refletirem sobre empatia, solidariedade e o impacto das pequenas ações no bem-estar do outro. Nesse seguimento, os alunos do 9.º B elaboraram textos, cartas e poemas de alento bem como pulseiras, que foram, agora, oferecer aos utentes do referido centro, num gesto simbólico de carinho e proximidade. Importa ainda salientar a colaboração dos alunos das turmas 9.º A e 9.º C, que também contribuíram para a redação dos referidos textos, reforçando o espírito coletivo do projeto.
Foi uma experiência profundamente emotiva e marcante, repleta de afeto, empatia, partilha e sorrisos, que tocou todos os presentes. Sem dúvida, um momento que ficará na memória dos nosso alunos, pela forma como foram tão bem acolhidos por todos (desde o Diretor do Centro, Doutor Rui Freitas, que nos veio receber e dar as boas-vindas, à Doutora Isaura Correia, Diretora dos Serviços de Reabilitação e Educação, que nos acompanhou e orientou durante toda a visita, aos utentes e Irmãs Hospitaleiras) e pelos momentos vivenciados e que, certamente, contribuirão para o crescimento humano de todos os envolvidos, despertando-nos para o valor do voluntariado e do respeito pelo próximo.
A atividade contou também com a colaboração da professora Cristina Luísa de Abreu Vares Rosário e do professor Paulo Egídio Gomes Jardim, a quem endereçamos o nosso agradecimento,
A professora dinamizadora
Teresa Maria Reis da Costa